NOTÍCIAS

Moradores da Ilha da Vitoria participam do Bamboo Fest em São Sebastião

Pin it +1

Eles também estiveram presentes em uma palestra sobre utilidades do bambu, em Ilhabela

 

A Comunidade da Ilha da Vitória participou entre os dias 17 e 20 de novembro do evento Bamboo Fest Show, realizado na praia de Juquehy, Costa Sul de São Sebastião. Os oficineiros tiveram a oportunidade de trocar experiências com outras empresas que manufaturam o bambu no Brasil.

Além disso, eles ainda comercializaram os novos produtos criados a partir do material, desde luminárias, biombos, quadros, treliças, sinos do vento, bules, mini canecas e utensílios de café.

Aproveitando este momento, a Casa do Caiçara em Ilhabela recebeu os moradores da comunidade da Ilha da Vitória para uma palestra sobre a importância e as utilidades do bambu. O encontro foi ministrado por Bruno Sales, engenheiro agrônomo formado pela UFRRJ, da empresa Bambu Mantiqueira e João Nunes Aparecido, o “Nunes bambu”.

Durante a palestra, Nunes compartilhou a experiência que teve recentemente na China. Ele contou como é o processo de aproveitamento do bambu Caniço de Pesca, desde a colheita até o aproveitamento total, e falou sobre as técnicas utilizadas. Já Bruno Sales disse que o bambu no Brasil, já está sendo utilizado em vários segmentos, não só na decoração, mas como uma das principais opções para substituir a madeira e também o aço na construção civil.

Para o oficineiro do CRAS, Elias Sant’Ana, que trabalha junto com os moradores da Ilha da Vitória, o trabalho que vem sendo desenvolvido é muito importante. “No quesito social, o bambu pode gerar renda. Com esses três anos que venho trabalhando com bambu tenho notado a diferença na minha vida e em todos os envolvidos no projeto”, destacou.

A espécie presente na Ilha da Vitoria é o bambu Phyllostacahxs, mais conhecido como “Caniço de Pesca”. As discussões sobre os trabalhos desenvolvidos já ocorreram em outros oito encontros que antecederam a palestra, com foco na confecção de artesanatos.

Para a secretária de Desenvolvimento e Inclusão Social, Nilce Signorini, este trabalho com o bambu é muito importante na Ilha da Vitória, assim como a Palmeira Juçara, da Comunidade de Guanxuma, de Búzios, e a implantação do frigorífico da Praia Mansa.

A palestra de apresentação do processamento de bambu e suas funcionalidades foi uma realização da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social. Uma próxima palestra está prevista para janeiro e também será direcionada para moradores da comunidade da Ilha da Vitoria.