NOTÍCIAS

Pescadores debatem demandas do setor com Prefeitura de Ilhabela e Governo Federal

Pin it +1

A Casa do Caiçara em Ilhabela recebeu recentemente uma Roda de Conversa sobre Pesca Artesanal, cujo subtema foi “Sistemas Agroalimentares e Territórios Pesqueiros”. No encontro, estiveram presentes pescadores artesanais de São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela, representantes da Federação de Pescadores Artesanais do Estado de São Paulo e do Governo Federal.

Durante a reunião, foi debatida uma das principais reivindicações dos pescadores, que está diretamente ligada a burocracia estatal, o cenário nacional da gestão pesqueira e a dificuldade de conseguir documentações, além do desejo de comercialização institucional do pescado.

Os participantes também apontaram a existência de diversas normas federais que consideram impeditivas para realização da pesca artesanal e apontaram como uma das maiores dificuldades o acesso ao território.

Estiveram presentes na roda de conversa o secretário Especial de Pesca e Aquicultura do Governo Federal, Marcos Alves Pereira, e o Conselheiro Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Edgar Aparecido Moura, além do secretário municipal de Governo, Oswaldo Julião, e a secretária municipal de Desenvolvimento e Inclusão Social, Nilce Signorini.

“É muito importante esse contato da Prefeitura de Ilhabela com esses pescadores. Nossa intenção é promover a autonomia e assegurar estabilidade financeira a eles. Com isso, pretendemos que os mesmos sejam aptos a fornecer o pescado para a merenda escolar. Estamos buscando a regulamentação da atividade”, afirmou Nilce.

Translate »