NOTÍCIAS

Prefeito e secretários de Ilhabela realizam visita técnica na estrada entre Ponta das Canas e Pacuíba

Pin it +1

Prefeito Márcio Tenório e secretários de Meio Ambiente e Obras e Planejamento Urbano estudam formas legais de realizarem o calçamento da região quando a licença ambiental, solicitada pela Secretaria de Meio Ambiente, for aprovada

 

O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, acompanhado pelos secretários municipais de Meio Ambiente, Mauro Oliveira e de Obras e Planejamento Urbano, Katzumi Sylvio, o “Tchumi”, realizaram na manhã desta quarta-feira, 14, uma visita técnica na estrada de terra que liga a Ponta das Canas à Praia da Pacuíba, no extremo norte da cidade.

A equipe foi analisar a melhor proposta de calçamento por bloquetes visando o melhor sistema de permeabilização do solo. O calçamento dessa estrada está embargado desde o ano passado e a Secretaria de Meio Ambiente está solicitando todos os licenciamentos faltantes para que as obras aconteçam o mais rápido possível, seguindo os parâmetros da lei.

Segundo o secretário Tchumi, é uma intervenção de extrema importância visto esta via ser a única para o trânsito de pessoas e automóveis na região. “O calçamento da estrada é necessário para atender a demanda destes moradores”, explica o secretário.

O secretário de Meio Ambiente, Mauro Oliveira, ressalta que qualquer continuidade à obra estará devidamente autorizada por meio de licenciamentos ambientais. “Desde 2016 o calçamento se encontra embargado por falta de autorização. A obra é fundamental pois irá beneficiar moradores e turistas que frequentam a região ou utilizam como rota para outras praias e trilhas mais distantes. Estamos solicitando os licenciamentos para evitarmos futuros embargos e atrasos na obra”, explana Oliveira.

Para o prefeito Márcio Tenório, as secretarias estão numa rotina intensa já que além de todo o levantamento e continuidade nas obras paralisadas, com problemas de embargos e sem planejamento, ainda trabalham nos novos projetos de melhorias e infraestrutura da cidade. “Para que tudo aconteça todos estão todos os dias nas ruas acompanhando, fiscalizando e projetando o melhor para a cidade”, disse.

Caio Santos, analista ambiental da Secretaria de Meio Ambiente ressalta ainda que os pedidos de licenciamentos serão entregues na Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), órgão responsável pela autorização.

A estrada que liga a Ponta das Canas até a Praia da Pacuíba tem cerca de quatro quilômetros de extensão.