14 MAI 2024
CULTURA
Ilhabela celebra Semana da Cultura Caiçara com diversas festividades tradicionais
A Prefeitura de Ilhabela realiza a Semana da Cultura Caiçara entre os dias 17 e 19 de maio com diversas festividades tradicionais, shows musicais e a Congada de São Benedito, a maior manifestação cultural da cidade, que completa 230 anos este ano.

A Congada de São Benedito é realizada pela Associação de Congueiros de Ilhabela, uma tradição passada de pai para filho e que conta com o apoio de Prefeitura de Ilhabela. Conforme os registros do arquivo do Estado de São Paulo, a ação existe desde 1794 e movimenta as ruas da Vila (Centro Histórico) com os “bailes”, ao som de atabaques e marimbas de madeira.

A dramatização retrata a disputa entre os fidalgos do Rei de Congo, também chamados cristãos, e os mouros do exército do Embaixador de Luanda, considerados não batizados ou pagãos, para homenagear São Benedito.

Com forte influência africana bantu, foi trazida ao município de Ilhabela em meados de 1785 pelo escravizado Roldão Antônio de Jesus, vindo da África para a fazenda Morro do Espinho, localizada no bairro da Cocaia, região central de Ilhabela.

De acordo com a versão contada pelos representantes da Congada, a história se desenvolve na disputa entre Pai e Filho pelo direito de homenagear o Santo Benedito em suas diferentes formas de cantar e de dançar.

O Rei de Congo, que é detentor do poder e da organização dos festejos, desconhece a sobrevivência do filho, o Embaixador, separados durante uma grande batalha, quando o filho desaparece ainda criança (Batalha de Massangana).

No drama, após batalhas, lamentos, perdões e celebrações, representadas pelas danças, cantos e versos recitados (embaixadas), o Embaixador se declara ser o filho do Rei perdido. E o Rei, por sua vez, o reconhece como seu legítimo filho.

A conciliação entre Cristãos e Mouros é representada com ambos os povos festejando e homenageando o Santo Negro com suas danças, até o momento final da festa, em que acontece a grande Procissão.

Levantamento do Mastro

O ponto inicial de toda essa festa é o Levantamento do Mastro. A cerimônia começa com uma procissão pelas ruas da Vila ao som da marimba, atabaques, repicar dos sinos da Igreja Matriz e foguetório. Ao final desta cerimônia, é servida a “concertada”, bebida típica à base de folhas de laranjeira e limoeiro, canela e cravo socados, rapadura e cachaça.

Ucharia

Outra atração de destaque na festa é a Ucharia, almoço comunitário realizado pelas famílias dos congueiros e devotos de São Benedito, com alimentos doados em campanha de arrecadação, servido a todos que prestigiam o evento.

O termo “ucharia” significa “despensa da casa real” e remete ao lugar onde é tradicionalmente oferecido o almoço. É ligado diretamente à vida de São Benedito, negro, filho de escravizados que se dedicou à vida religiosa e foi cozinheiro do mosteiro em que viveu. Praticou muita caridade, entre elas a distribuição de comida aos menos abastados de sua época.

Shows Musicais

No Centro Cultural da Vila, a Prefeitura de Ilhabela promove a festa social da Semana da Cultura Caiçara. Além das bandas locais que se apresentam, o destaque vai para a apresentação da dupla Hugo & Tiago na sexta (17), o grupo de pagode Soweto no sábado (18) e, no domingo (19), a banda local Pop Music.

Confira a programação completa da Semana de Cultura Caiçara de Ilhabela:

Sexta, 17 de maio

17h – Levantamento do Mastro de São Benedito
18h – Distribuição de Bolo e Concertada de São Benedito
18h30 – Filme “O Último Baile”
Praça Cel. Julião - Centro

Rua da Padroeira
16h30 – Baile do Congos
Rua São Benedito – Centro
18h – Procissão de São Benedito com queima de fogos (sem estampido)
Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso
19h30 – Effe Brasil