A Prefeitura de Ilhabela realiza, nesta segunda-feira (15), às 15h, na Vila – centro histórico da cidade, a cerimônia oficial de entrega de novas viaturas e recepção do efetivo que atuará na Operação Verão Ilhabela 2025/2026. O evento será realizado ao lado do Posto Policial e reunirá autoridades civis, militares e representantes da sociedade civil e organizada.
A cerimônia marca o início das ações integradas de segurança, organização e atendimento ao público para a temporada, período em que o arquipélago deve receber cerca de 1 milhão de visitantes entre dezembro e fevereiro. Coordenada pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Mobilidade e Segurança, a Operação Verão mobiliza diferentes forças e serviços para garantir monitoramento contínuo e resposta rápida em situações de emergência.
Neste ano, pela Operação Verão, Ilhabela contará com o reforço de 89 Policiais Militares, que irão atuar no patrulhamento preventivo, na fiscalização e no atendimento às demandas da alta estação, além de 13 Bombeiros. Durante a cerimônia, a Prefeitura fará a entrega de novos equipamentos fundamentais para ampliar a estrutura operacional das equipes de segurança: duas viaturas cedidas pelo município e 14 bicicletas para a Polícia Militar; uma viatura para a Polícia Civil; uma ambulância destinada ao Corpo de Bombeiros; quatro carros e nove motos para o Departamento Municipal de Trânsito; além de maquinários e equipamentos para fortalecer a Defesa Civil.
“O compromisso da nossa gestão é garantir um verão seguro, organizado e com equipes bem preparadas para atender moradores e visitantes. Ilhabela recebe um grande fluxo de turistas nessa época e, por isso, investimos na modernização da frota, na entrega de equipamentos e no reforço do efetivo. Essa integração das forças de segurança assegura um trabalho mais ágil e eficiente, permitindo que todos vivenciem a temporada com tranquilidade e respeito ao patrimônio natural da cidade”, destacou o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.
Integrada ao conjunto de ações do verão, a Operação Praia Segura contará com 16 guarda-vidas temporários distribuídos nas praias de maior movimento e em pontos com registro histórico de ocorrências. A iniciativa reforça o monitoramento preventivo e amplia a capacidade de resposta a emergências no mar e na faixa de areia.
As ações da Operação Verão ocorrerão em todas as regiões de Ilhabela, considerando volume de visitantes, características naturais, áreas de risco e necessidades específicas da temporada. A atuação integrada envolve Marinha do Brasil, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Secretaria de Saúde, Departamento de Trânsito e diversos setores municipais, em uma estratégia ampla que fortalece o ordenamento, a segurança e o bem-estar da população.
“Construímos um planejamento robusto, alinhado com todas as forças de segurança e áreas estratégicas do município, para atender às demandas intensificadas do verão. O reforço policial, a presença dos guarda-vidas, a atuação das equipes de trânsito e da Defesa Civil, somados à entrega de novos veículos e equipamentos, ampliam a capacidade de cobertura e monitoramento contínuo. Nosso foco é oferecer uma temporada segura, organizada e com serviços eficientes para quem vive e visita Ilhabela”, afirmou o secretário de Mobilidade e Segurança, Lucas Oliveira.








