O recadastramento é um procedimento obrigatório de atualização dos dados cadastrais. Em Ilhabela, o recadastramento do Cartão Bilhete Eletrônico Recarregável será para as pessoas que têm o cartão emitido pela empresa Expresso Fênix, para uso de transporte rodoviário (ônibus) e aquaviário (Aquabus).
O recadastro no município incluirá a tecnologia de reconhecimento facial, que será usada como validação no momento de embarque, com o objetivo de aprimorar a segurança, assim como o uso pessoal do cartão.
O procedimento é regulamentado pelo Decreto Municipal nº 11.403, de 28 de julho de 2025.
O recadastramento serve para reforçar a segurança e garantir que o uso do Cartão Bilhete Eletrônico Recarregável seja pessoal e intransferível.
O período de recadastramento começou no dia 12 de agosto e vai até o dia 31 de outubro de 2025.
O recadastramento deve ser feito por usuários que já tenham cadastro ativo na empresa Expresso Fênix e vale tanto para o transporte rodoviário, quanto para o transporte aquaviário.
O procedimento não se aplica a benefícios como Passe Escolar, Passe Livre à Pessoa com Deficiência e Passe Livre ao Idoso, voltado para pessoas com 60 anos ou mais, que possuem regras específicas.
O recadastramento pode ser feito mediante agendamento pelo site oficial da empresa Expresso Fênix: www.fenixfacil.com.br/recadastro.
Aqueles que não agendarem o atendimento também poderão ser atendidos na empresa, conforme a disponibilidade de horário.
Para a atualização cadastral é necessário apresentar os seguintes documentos:
Cartão Bilhete Único Recarregável já existente;
Documento oficial com foto.
Além disso, o titular do cartão deve assinar um termo de responsabilidade que reforça o uso pessoal e intransferível do cartão.
As pessoas com menos de 18 anos devem estar acompanhadas por um responsável.
Confira as respostas para dúvidas frequentes relacionadas ao recadastramento:
A pessoa titular do cartão pode usá-lo para liberar o acesso de outras pessoas no mesmo embarque, desde que esteja presente.
No entanto, o valor da tarifa reduzida só se aplica no primeiro uso do cartão.
É um benefício fornecido pela Prefeitura de Ilhabela com viés de custear parte do valor integral da tarifa (R$10,00), de modo que o beneficiário pague apenas R$ 2,10 por passagem.
A integração é a possibilidade de um mesmo usuário realizar um segundo embarque, em outra linha de ônibus que tenha um trajeto no mesmo sentido ao do primeiro embarque, pois o sentido contrário ao inicial indica um trajeto de retorno.
Nesse caso, o passageiro paga a tarifa reduzida no primeiro embarque e é isento de cobrança no segundo, desde que isso ocorra dentro de um período de até 60 minutos.
Se o primeiro embarque ocorrer em linhas com pontos de partida no extremo do município, como o Borrifos, Pacuíba, Armação ou Arrozal, a integração é válida em até 90 minutos.
O usuário que perder o prazo do recadastramento terá o benefício da tarifa reduzida suspenso até a regularização.
Não haverá perda dos créditos existentes anteriores ao recadastramento.