Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Ilhabela e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Comunicação
Atualizado em: 21/08/2025 às 19h19
Recadastramento
AVALIAR

O que é recadastramento?

O recadastramento é um procedimento obrigatório de atualização dos dados cadastrais. Em Ilhabela, o recadastramento do Cartão Bilhete Eletrônico Recarregável será para as pessoas que têm o cartão emitido pela empresa Expresso Fênix, para uso de transporte rodoviário (ônibus) e aquaviário (Aquabus). 

O recadastro no município incluirá a tecnologia de reconhecimento facial, que será usada como validação no momento de embarque, com o objetivo de aprimorar a segurança, assim como o uso pessoal do cartão.

O procedimento é regulamentado pelo Decreto Municipal nº 11.403, de 28 de julho de 2025.

Para que serve o recadastramento?

O recadastramento serve para reforçar a segurança e garantir que o uso do Cartão Bilhete Eletrônico Recarregável seja pessoal e intransferível.

Quando começa o recadastramento?

O período de recadastramento começou no dia 12 de agosto e vai até o dia 31 de outubro de 2025.

Quem deve fazer o recadastramento?

O recadastramento deve ser feito por usuários que já tenham cadastro ativo na empresa Expresso Fênix e vale tanto para o transporte rodoviário, quanto para o transporte aquaviário.

O procedimento não se aplica a benefícios como Passe Escolar, Passe Livre à Pessoa com Deficiência e Passe Livre ao Idoso, voltado para pessoas com 60 anos ou mais, que possuem regras específicas.

Como fazer o recadastramento?

O recadastramento pode ser feito mediante agendamento pelo site oficial da empresa Expresso Fênix: www.fenixfacil.com.br/recadastro.

Aqueles que não agendarem o atendimento também poderão ser atendidos na empresa, conforme a disponibilidade de horário.

Para a atualização cadastral é necessário apresentar os seguintes documentos:

  • Cartão Bilhete Único Recarregável já existente;

  • Documento oficial com foto.

Além disso, o titular do cartão deve assinar um termo de responsabilidade que reforça o uso pessoal e intransferível do cartão. 

As pessoas com menos de 18 anos devem estar acompanhadas por um responsável.

Dúvidas frequentes

Confira as respostas para dúvidas frequentes relacionadas ao recadastramento:

O uso do cartão por terceiros é permitido?

A pessoa titular do cartão pode usá-lo para liberar o acesso de outras pessoas no mesmo embarque, desde que esteja presente. 

No entanto, o valor da tarifa reduzida só se aplica no primeiro uso do cartão

O que é tarifa reduzida?

É um benefício fornecido pela Prefeitura de Ilhabela com viés de custear parte do valor integral da tarifa (R$10,00), de modo que o beneficiário pague apenas R$ 2,10 por passagem.

Como vai funcionar a integração?

A integração é a possibilidade de um mesmo usuário realizar um segundo embarque, em outra linha de ônibus que tenha um trajeto no mesmo sentido ao do primeiro embarque, pois o sentido contrário ao inicial indica um trajeto de retorno.

Nesse caso, o passageiro paga a tarifa reduzida no primeiro embarque e é isento de cobrança no segundo, desde que isso ocorra dentro de um período de até 60 minutos.

Se o primeiro embarque ocorrer em linhas com pontos de partida no extremo do município, como o Borrifos, Pacuíba, Armação ou Arrozal, a integração é válida em até 90 minutos.

O que acontece se eu não me recadastrar a tempo?

O usuário que perder o prazo do recadastramento terá o benefício da tarifa reduzida suspenso até a regularização.

O que acontece com meus créditos atuais após eu me recadastrar?

Não haverá perda dos créditos existentes anteriores ao recadastramento.