SALA DO CIDADÃO

Autorização Para Entrada de Veículos

Conforme lei municipal 359/05, veículos do tipo Van, Kombi, Micro-ônibus e Ônibus precisam de uma autorização para entrar no município, que deve ser solicitada na Secretaria Municipal de Turismo pelo site ilhabela.iibr.com.br fazendo o cadastro no lado esquerdo da tela em Novo Usuário e anexar os documentos exigidos.

Para aquisição desta autorização é necessário o pagamento de uma taxa que varia de acordo com o tipo do veículo:
– Vans e Kombis R$596,60
– Micro-ônibus R$1 024,17
– Ônibus R$1 559,88

A autorização é emitida através de senha que libera o veículo para circulação* em Ilhabela.

*exceto Ônibus e Micro-ônibus, que deve fazer apenas o trajeto Balsa – Meio de Hospedagem; ou Balsa – Evento.

Regras de isenção das taxas:
– reserva confirmada em meio de hospedagem da cidade;
– reserva confirmada em agências de passeios locais;
– reserva confirmada em restaurante local;

– em caso de ações promocionais a autorização é liberada sem custo pelo departamento orçamentário da Secretaria de Turismo.

*o estabelecimento comercial deverá fazer o cadastro e solicitar a autorização para o cliente/hóspede.

– hospedagem confirmada em residência de familiares.

As empresas/residências acima devem fazer o pedido de SENHA à Secretaria Municipal de Turismo para liberação do veículo de seu cliente/hóspede. As mesmas devem estar com o cadastro regularizado* na Prefeitura Municipal de Ilhabela para isentar as taxas. *Impostos e tributos municipais pagos em dia.

Dados necessários para emissão da SENHA:

Do veículo (indispensável em todos os casos):

Documento do veículo em PDF;

CPF e RG do proprietário do veículo em PDF; e ou

Cartão CNPJ da empresa proprietária do veículo em PDF.

Para hospedagem em residência de familiares, são necessários, além dos dados do veículo, os dados da residência:
Capa do carnê de IPTU
Documento do proprietário da residência
Documento comprobatório de parentesco com o proprietário do imóvel.
*a situação deve estar regularizada na Prefeitura Municipal.

Observações:

O pagto da taxa não isenta o pagto do pedágio da balsa/Dersa e da Taxa de Preservação Ambiental – TPA em Ilhabela.
Conforme a lei, casas de aluguel não permitem isenção das taxas.
Todos os estabelecimentos e residências solicitantes devem estar com a situação regularizada na Prefeitura Municipal de Ilhabela

Maiores informações e solicitação de SENHA:
Secretaria Municipal de Turismo (12) 3896-9200 (ramais 9826 / 9837 – Setor de Senhas)
senhas.turismo@ilhabela.sp.gov.br