SALA DO CIDADÃO

Autorização Para Entrada de Veículos

Conforme lei municipal 359/05, veículos do tipo Van, Kombi, Micro-ônibus e Ônibus precisam de uma autorização para entrar no município, que deve ser solicitada na Secretaria Municipal de Turismo com 72h de antecedência da chegada do veículo à cidade.

Para aquisição desta autorização é necessário o pagamento de uma taxa que varia de acordo com o tipo do veículo:
– Vans e Kombis R$585,84
– Micro-ônibus R$1.004.83
– Ônibus R$1.512,12

A autorização é emitida através de senha (enviada para as cabines da balsa em São Sebastião), que libera o veículo para circulação* em Ilhabela.

*exceto Ônibus, que deve fazer apenas o trajeto Balsa – Meio de Hospedagem; ou Balsa – Evento.

Regras de isenção das taxas:
– reserva confirmada em meio de hospedagem da cidade;
– reserva confirmada em agências de passeios locais;
– reserva confirmada em restaurante local;
– hospedagem confirmada em residência de familiares.
As empresas/residências acima devem fazer o pedido de SENHA à Secretaria Municipal de Turismo para liberação do veículo de seu cliente/hóspede. As mesmas devem estar com o cadastro regularizado* na Prefeitura Municipal de Ilhabela para isentar as taxas. *Impostos e tributos municipais pagos em dia.

Dados necessários para emissão da SENHA:

Do veículo (indispensável em todos os casos):
Nome do proprietário ou nome da empresa do veículo

• Nº do RENAVAN
  • Nº de passageiros
  • Placa e município da placa
  • Data de entrada e saída

Para hospedagem em residência de familiares, são necessários, além dos dados do veículo, os dados da residência:

• Nº IPTU
  • Nome do proprietário da residência
  • Endereço

*a situação deve estar regularizada na Prefeitura Municipal.

Observações:

1. O pagto da taxa não isenta o pagto do pedágio da balsa/Dersa e da Taxa de Preservação Ambiental – TPA em Ilhabela.
  2. Conforme a lei, casas de aluguel não permitem isenção das taxas.
  3. Todos os estabelecimentos e residências solicitantes devem estar com a situação regularizada na Prefeitura Municipal de Ilhabela

Maiores informações e solicitação de SENHA:
Secretaria Municipal de Turismo 12 3895-7220 (Setor de Senhas)
senhas.turismo@ilhabela.sp.gov.br