Carolliny do Santos Viana Nascimento, revelada nas escolinhas de vôlei da Prefeitura de Ilhabela, foi uma das atletas que se destacou na 1ª edição da Copa Sul-Americana de Vôlei de Base, realizada em Santa Rita do Sapucaí (MG). Com apenas 15 anos, a jovem já acumula títulos em competições de alto nível e representa com orgulho a cidade onde iniciou sua trajetória no esporte.
A atleta começou no voleibol em 2023, por meio dos programas oferecidos pela Secretaria de Esporte e Lazer de Ilhabela. Sob a orientação dos professores Luiz Fernando Basílio (Jacaré) e Leonardo Alves, demonstrou dedicação e talento desde cedo, mesmo sem experiência anterior. Seu desempenho chamou a atenção de técnicos das regiões do Litoral Norte e do Vale do Paraíba.
Ainda em 2023, Carolliny passou a integrar o Instituto Pro Esporte, em Jacareí, e competiu na Liga de Campinas, momento em que conquistou a medalha de bronze e foi eleita uma das melhores jogadoras da competição.
No início de 2025, a atleta foi convidada a jogar pelo projeto “Mãos que Encantam”, em parceria com o Tebar Praia Clube. Nesse período, ela garantiu novas medalhas após participar do Grand Prix de Vôlei e da Copa da Amizade.
Em fevereiro, Carolinny foi aprovada em uma seletiva do Instituto Sírios, em São José dos Campos, que deu início a uma nova etapa em sua formação. Desde então, ela tem participado de competições como o Campeonato Conexão e a Liga Paulista, em confrontos contra equipes do Vale do Paraíba, ABC e Grande São Paulo. Mesmo jogando em categorias superiores à sua idade, como Sub-17 e Sub-19, Carolliny já foi eleita a melhor jogadora em três partidas.
No início de julho, ela conquistou o 3º lugar na categoria Sub-17 e o título na Sub-19, ambos na cidade de Ribeirão Pires. Poucos dias depois, participou da 1ª Copa Sul-Americana de Vôlei de Base, sediada no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), local de treinamento da seleção brasileira masculina. A equipe do Instituto Sírios foi convidada para a competição em razão de seu desempenho recente.
Durante o torneio, Carolliny atuou como oposta e teve papel fundamental para levar sua equipe à final. Foram quatro vitórias por 3 sets a 0 e uma única derrota por 3 a 2. Na semifinal, a equipe venceu com autoridade por 3 a 0 e garantiu a vaga na decisão contra Pouso Alegre, uma das referências em categorias de base em Minas Gerais.
O jogo final foi marcado pelo equilíbrio: o Sírios venceu os dois primeiros sets, perdeu o terceiro por 30 a 28 e viu a disputa ir ao tie-break, onde foi superado por 17 a 15. Apesar do resultado apertado, Carolliny foi novamente reconhecida como destaque da partida. A equipe ainda teve duas atletas convocadas para a seleção do campeonato, e o técnico foi eleito o melhor da competição.
Atleta busca vitória na próxima partida
Atualmente, a atleta segue treinando com foco na continuidade da Liga Paulista, em que sua equipe buscará a terceira vitória consecutiva no próximo sábado (19), na capital paulista. A trajetória de Carolliny evidencia o impacto positivo do trabalho desenvolvido nas escolinhas esportivas da Prefeitura de Ilhabela. Por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, o município oferece oportunidades que têm revelado jovens talentos e ampliado horizontes para crianças e adolescentes em toda a cidade.
Para o secretário de Esporte e Lazer, Felipe Nascimento, o desempenho de Carolliny é um exemplo do potencial que vem sendo desenvolvido no município: “A Prefeitura de Ilhabela, sob a liderança do prefeito Colucci, demonstra seu forte apoio ao esporte, destacando talentos como Carolliny no vôlei; Eduardo e Júlia no atletismo; Nina no jiu-jitsu e Felipinho na vela. Muitos outros talentos estão sendo descobertos e desenvolvidos por nossos profissionais. Apesar das dificuldades, Ilhabela mantém os investimentos e apoio ao esporte. Assim, não somos apenas a ilha mais esportiva do Brasil, mas também possuímos um imenso potencial na formação de grandes talentos”.