As tecnologias da informação e comunicação (TIC) têm se tornado cada vez mais essenciais para a gestão pública municipal. Através delas, é possível melhorar a eficiência dos serviços públicos, aproximar o governo da população e promover a transparência.
Nesse contexto, o Plano Diretor de Tecnologia e Comunicação (PDTIC) é um instrumento fundamental para a gestão pública municipal. Ele é um documento que define os objetivos, as diretrizes e as ações estratégicas de TIC para um determinado período de tempo. Além disso ele é um documento dinâmico, que deve ser revisado periodicamente para acompanhar as mudanças tecnológicas e as necessidades da gestão pública.
Conforme orientado pelas diretrizes federais do Sistema Federal de Planejamento, Coordenação, Organização, Operação, Controle e Supervisão dos Recursos de TI no Governo (SISP), o PDTIC deve ser elaborado de forma participativa, com a colaboração de todos os setores da administração municipal.
Em Ilhabela, foi formada no início deste ano de 2023, a Comissão de Elaboração do PDTI, mediante PORTARIA Nº 912, DE 29/06/2023, da Secretaria Municipal de Administração, liderada pelo Secretário Mauricio Burizik Calil. A Comissão de Elaboração do PDTI foi presidida pelo Diretor de Tecnologia da Informação – Cristian Gomes, e composta por servidores das áreas de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, Administração e Desenvolvimento Institucional, Procuradoria Municipal, Saúde e Educação.
Esta comissão passou a trabalhar baseada em um diagnóstico completo da situação atual das TIC no município, incluindo a infraestrutura, os sistemas e os processos de TI. Daí em diante os trabalhos seguiram para a elaboração integral do PDTIC, sem a necessidade de contratação de serviços extras, o que além de gerar economicidade para o município, também permitiu a entrega de um Plano de Trabalho realista, adequado às particularidades de Ilhabela e alinhando ao Plano de Governo vigente.
O PDTIC é importante para a gestão pública municipal por diversos motivos, incluindo:
A elaboração do PDTIC, conforme definido SISP, é realizada pelos seguintes passos:
A seguir, são apresentados alguns exemplos de ações estratégicas de PDTIC:
O Plano Diretor de Tecnologia e Comunicação é um instrumento essencial para a gestão pública municipal. Ele é um documento que define os objetivos, as diretrizes e as ações estratégicas de TIC para um determinado período de tempo.
O PDTIC deve ser elaborado de forma participativa, com a colaboração de todos os setores da administração municipal. Ele deve ser baseado em um diagnóstico completo da situação atual das TIC no município, incluindo a infraestrutura, os sistemas e os processos de TI.
O PDTIC é importante para a gestão pública municipal por diversos motivos, incluindo a melhoria da eficiência dos serviços públicos, a aproximação do governo da população e a promoção da transparência e da governança corporativa em TIC.
O PDTIC de Ilhabela foi entregue e em seguida homologado pelo Prefeito Antônio Colucci em 29/12/2023 e possui vigência para o período 2024 a 2027.
Este é um marco para a gestão municipal, não só porque Ilhabela passa a atender uma cobrança que o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo já vinha apontando acerca da necessidade da implantação deste instrumento, mas também porque todas as necessidades, metas e ações de TIC passam a estar planejadas, transparentes e alinhadas com a estratégia de gestão do município.
Para realizar o download do documento em PDF do PDTIC 2024-2027, clique aqui.
Com a publicação do PDTI, também regulamenta-se o uso apropriado de recursos de TIC na Prefeitura Municipal de Ilhabela, através da PORTARIA Nº 1539 DE 29 DE DEZEMBRO DE 2023 que “REGULAMENTA O USO APROPRIADO DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO ÂMBITO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHABELA, TENDO EM VISTA A LEI FEDERAL 12.965 DE 23 DE ABRIL DE 2014 E LEI FEDERAL 13.709 DE 14 DE AGOSTO DE 2018”.