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Carta de Serviços
Atualizado em: 15/11/2025 às 11h57
Serviço
Cartão de Identificação da Pessoa com Deficiência do Município de Ilhabela
OBJETIVO:

O Cartão de Identificação da Pessoa com Deficiência (PCD) do Município de Ilhabela tem como finalidade garantir atendimento prioritário e preferencial em serviços públicos e privados, além de facilitar o acesso a outros direitos e benefícios previstos em lei.

Esse cartão funciona como comprovação oficial da condição de deficiência, incluindo deficiências não aparentes,  permitindo que a pessoa seja identificada de forma mais rápida, digna e sem a necessidade de apresentar laudo médico constantemente. 
A iniciativa está fundamentada em importantes normativas nacionais:

  • A Lei Brasileira de Inclusão (LBI) – Lei nº 13.146/2015, que assegura e promove o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais da pessoa com deficiência, garantindo sua inclusão social e cidadania. LEI Nº 13.146/2015

  • , que estabelece atendimento prioritário em repartições públicas e estabelecimentos privados para pessoas com deficiência, desde que devidamente identificadas.LEI Nº 10.048/2000

PRINCÍPIO:

O CARTÃO DE iDENTIFICAÇÃO DE PCD é gratuito, pois integra uma modalidade de identificação civil voltada à inclusão social e à proteção dos direitos das pessoas com deficiência, buscando ampliar o acesso a serviços e assegurar uma abordagem adequada e respeitosa.

Essa ação integra o Plano Municipal da Pessoa com Deficiência de Ilhabela, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, e foi aprovada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por meio da Resolução nº 01/2025, publicada em 19 de fevereiro de 2025.
 


 

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Serviço para:
CIDADÃO
EMPRESA
SERVIDOR
Formas de Solicitação
Online Telefone Presencial

Documentação
  • Cópia do RG/CPF da Pessoa com Deficiência, Cópia do documento do responsável, se o beneficiário for menor,
  • Comprovante de residéncia,
  • Termo de responsabilidade a ser preenchido no local,
  • Laudo médico conclusivo expedido pelo médico do PSF (Programa Saúde da Familia correspondente a area de domicilio.
  • Foto digitalizada sem filtros e no padrão (3x4).
  • A falta de documentao impedirá  a confecção do cartão
Custos
Não existe custo para confecção do cartão.
Etapas do Serviço
VIA VERDE - Preencher "REQUERIMENTO" com dados do legitimo postulante, indicar o SERVIÇO a ser solicitado, anexar os documentos acima listados, encaminhando para abertura de Processo Administrativo.
PROTOCOLO ON-LINE
Prazo para Atendimento
EM ATÉ 15 DIAS.
Forma de Acompanhamento
Acompanhamento deverá ser através do protocolo online ou presencial no Espaço Via Verde (Avenida Princesa Isabel, 1333 - Perequé - Ilhabela).
E  a retirada de forma presencial na Secretaria de Desenvolvimento e Inclusao Social.
Rua do Quilombo, 199 - Perequé, Ilhabela.
Telefone (12) 3896-9200 Ramal 9556 - 9581
Observações
Este documento não substitutui o uso de credencial para vagas de estacionamento prioritários, este segue a legislação pertinente ao uso.
ATENDIMENTO:
Das 10:00 as 17:00hs.
de Segunda a Sexta Feiras.
Serviço relacionado a secretaria:
Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Inclusão Social
Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Inclusão Social
Alessandro Carvalho Vieira
ATENDIMENTO:
10:00 às 17:00
ENDEREÇO:
Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Ilhabela, Rua Prefeito Mariano Procópiode Araújo Carvalho, 66 - Perequê, Ilhabela - SP, 11633-074