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Carta de Serviços
Atualizado em: 07/11/2024 às 17h18
Serviço
Carta de Serviço Hospital Municipal Gov. Mário Covas Júnior

OBJETIVO

A assistência hospitalar no sus é organizada a partir das necessidades da população a fim de garantir o atendimento aos usuários com o apoio de uma equipe multiprofissional que atua no cuidado e na regulação do acesso, na qualidade da assistência prestada e na segurança do paciente.

PRINCÍPIO BÁSICO

Inaugurado em 02 de julho de 2002, o Hospital Municipal Gov. Mário Covas Junior - HMC é um estabelecimento de saúde classificado atualmente como Hospital Geral de Pequeno Porte, inscrito no Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde – CNES sob nº 2747871. Seu atendimento é 100% SUS, direcionado à demanda espontânea e aos usuários referenciados das unidades básicas de saúde municipais e do SERVIÇO de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU, contando com atendimento de urgência/emergência de Pronto Socorro, Internação, Maternidade, CTI, Sala de Estabilização, SERVIÇO de Apoio Diagnóstico Terapêutico com exames laboratoriais, RX, Ultrassom, Tomografia, Colonoscopia, Endoscopia, Centro Cirúrgico com duas salas, CME e demais setores de apoio ao seu funcionamento.
O HMC é o único hospital do arquipélago, tendo como principal referencia intermunicipal o Hospital Regional do Litoral Norte Localizado em Caraguatatuba. A Gerencia do HMC é realizada pela Santa Casa de Misericórdia de Ilhabela por convênio firmado com a Prefeitura de Ilhabela. Neste ano a Santa Casa completou 80 anos de existência e atuação na área filantrópica em Ilhabela.

 

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Serviço para:
CIDADÃO
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Documentação

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

-Cartão Nacional SUS; Documento de identificação (RG, CPF ou certidão de nascimento)
PROCEDIMENTO

Etapas do Serviço

SERVIÇOS

Pronto Socorro 24h – Nos casos de urgência/emergência e após as 17h, momento em que as unidades básicas de saúde encerram as atividades, o HMC faz o
 
atendimento médico ambulatorial denominada “porta aberta”, derivado de demanda espontânea. Qualquer pessoa pode utilizar os serviços de forma gratuita. Chegando ao setor de Recepção, é elaborada uma ficha de atendimento que segue para uma consulta de enfermagem para estratificação de risco.

Acolhimento com Classificação de Risco – é realizado pela equipe de enfermagem para uma avaliação inicial do paciente e determinar a necessidade de um atendimento mais urgente, com critérios baseados no Protocolo de Manchester, que classifica os pacientes por meio de uma tabela de cores, em que cada cor representa o nível de gravidade dos sintomas. Vermelho: significa emergência. O paciente deve ser atendido imediatamente. São os casos em que o paciente apresenta risco de morte; Laranja: muito urgente. O paciente pode esperar no máximo 10 (dez) minutos para ser atendido. Aqui, o paciente também apresenta risco de morte, embora esteja um pouco mais estável que o anterior; Amarelo: casos urgentes, nos quais a gravidade é moderada. O tempo de espera pode ser de 50 minutos; Verde: pouco urgente, é indicado para os casos menos graves. O paciente pode esperar até 2 (duas) horas; Azul: não urgente. É a classificação mais baixa, que envolve problemas simples. Assim, o paciente pode esperar até 4 (quatro) horas.
Sala de Emergência - A sala de emergência possui plantões especializados 24 horas, com completa estrutura e profissionais capacitados para realizar todos os tipos de procedimentos, dos mais simples aos mais complexos, para dois pacientes simultaneamente. Sua estrutura está preparada para realizar desde a aplicação de medicação, curativos, drenagens e procedimentos cirúrgicos, até atendimentos mais complexos, como uma parada cardíaca, politraumas, ou a vítimas de acidentes graves. No local consta 2 leitos para atendimento de emergência!

Sala de Estabilização - é um local estratégico e especializado, um ambiente para estabilização de pacientes críticos e/ou graves. Com condições de garantir assistência 24 horas. A sala conta com dois leitos, respiradores mecânicos e monitores multiparamétricos. No local consta 2 leitos para o atendimento.

O Centro Cirúrgico – é um setor restrito da unidade hospitalar, composto por áreas que buscam prover condições adequadas para a realização de procedimentos anestésicos e cirúrgicos. Por conta do acesso limitado, a área possui particularidades na sua estrutura física, que devem atender todas as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Com aproximadamente 60m², o Centro Cirúrgico possui duas salas cirúrgicas, equipadas com intensificador de imagens, equipes para cirurgias gerais de pequenos e médio porte, cirurgias de videolaparoscopia e ortopédicas. Conta também com uma sala RPA (Recuperação pós-anestésica).

Atendimento Médico – Mediante o critério de classificação de risco, observadas as prioridades definidas nas legislações nacionais, estaduais e municipais, o usuário é direcionado ao atendimento médico com clínico geral e no caso das urgências/emergências para o Chefe de Plantão, médico emergencista mais experiente. Após o atendimento o paciente pode ter sua alta para casa, a
necessidade da realização de exames complementares de diagnóstico ou medicação, ficando em observação, ou ainda de acordo com a complexidade do
 
caso, ser transferido para Sala de Estabilização ou CTI, podendo necessitar de vaga em hospital de referência intermunicipal.

Atendimento Médico em Pediatria – Mediante critério de faixa etária, o hospital conta com 02 (dois) plantonistas médicos pediatras em regime de plantão 24h.

Leitos de observação – O HMC conta com 05 leitos de internação masculinos, 05 leitos de internação femininos, 04 leitos de internação pediátricos, 06 cadeiras reclináveis para aplicação de medicação

Farmácia e Setor de Suprimentos - O mesmo compõe a estrutura organizacional do hospital e se integra funcionalmente com as demais unidades administrativas e de assistência ao paciente.

O setor de suprimento, composto pela farmácia do Hospital Municipal Mario Covas Junior realiza 24 horas a distribuição de medicamentos, padronizados nas Unidades Básicas de Saúde e Programa Nossa Farmácia do município, aos pacientes atendidos no Pronto Socorro, Unidades Básicas de Saúde e referências, garantindo o tratamento terapêutico proposto a todos os usuários. Garante o gerenciamento, abastecimento e distribuição de cilindros de oxigênio medicinal ao HMC, Unidades Básicas de Saúde, Centros de Especialidades e aos pacientes munícipes portadores de diversas enfermidades respiratórias que mediante avaliação médica, estejam contempladas para o tratamento com oxigênio.
Atualmente o HMC conta com farmácias satélites nos setores de Pronto Socorro e Internação, dando celeridade ao processo de dispensação de medicamentos e insumos de saúde e uma unidade externa, “Nossa Farmácia II”, que dispensa medicamentos em regime ininterrupto de 24h.

Setor de Radiologia – Nos casos da necessidade de exames radiológicos, o HMC conta com sala de RX fixo, com equipamento digital, além de Rx portátil com cassete digitalizador wireless Retrofit, Arco Cirúrgico e Tomografia Computadorizada. O Setor possui equipe multidisciplinar com técnicos em radiologia 24 horas.

Maternidade – Destinada ao atendimento e tratamento obstétrico de mães e bebês, o setor é um dos setores de maior importância para o Hospital. Na maternidade mãe e bebe não se separam em nenhum momento, desde o nascimento até a internação, onde é realizado alojamento conjunto, em que todos os recém-nascidos, que não tiverem nenhum impedimento clínico, permanecem com a mãe durante 24 horas por dia. Na maternidade consta 10 leitos para atendimento a maternidade.

Todas as pacientes são acompanhadas pela equipe multiprofissional, composta pelos serviços de psicologia, serviço social, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição e enfermeiras obstetras, além dos cuidados médicos possui uma sala de parto com banheira, parto humanizado, métodos não farmacológicos para alivio de dor e liberdade de deambulação durante trabalho de parto. O acesso se dá com abertura de Ficha de Atendimento na recepção pelas gestantes.

Especialidades Médicas – Além do atendimento médico com o clínico geral e pediatra,   o   HMC   conta   com   corpo   clínico   com   as   especialidades   de
Anestesiologista, bucomaxilofacial, psiquiatria, cirurgia vascular, cirurgia geral,

cirurgia pediátrica, clínica médica, ginecologia e obstetrícia, hepatologia, infectologia, medicina intensiva, neurologia, ortopedia e traumatologia, psiquiatria e gastroenterologia. As especialidades são acionadas mediante quadro clínico do paciente. No setor de internação consta 13 enfermarias, com 28 leitos para internação.

Especialidades Multiprofissionais – A equipe multiprofissional consiste numa modalidade de trabalho coletivo que se configura na relação recíproca entre as múltiplas intervenções técnicas. Atualmente nossa equipe multiprofissional é formada por: Enfermeiros Obstetras, Fonoaudiólogo, Psicólogos, Assistentes Sociais, Fisioterapeutas, Técnica de Nutrição e Nutricionista, ambos acionados mediante quadro clínico do paciente, suas necessidades e de sua família.

Agência transfusional - Responsável pelo Fornecimento de hemocomponentes para pacientes atendidos no hospital com realização de provas pré transfusionais (tipagem sanguínea, provas cruzadas, teste de compatibilidade, pesquisa de anticorpos e anti eritrocitários. Também mantém em estoque, bolsas de sangue (concentrado de hemácias e plasma fresco congelado. Concentrado de hemácias filtradas, plaquetas, concentrados de hemácias fenotipadas e exames complementares são solicitados ao Hemonúcleo de Taubaté. Atendimento 24 horas, tendo no setor biomédicos, biólogo, bioquímico e técnico de hemoterapia e enfermagem, que anualmente participam do Programa AEQ (Avaliação Externa de Qualidade do Ministério da Saúde). Responsável técnico e substituto fazem parte do corpo médico do hospital. A captação de doadores é constante e direcionada ao setor de doação do Hemonúcleo de Taubaté, onde é feito o atendimento e coleta de bolsas.
Vigilância Epidemiológica está o estoque de soro de animais peçonhentos rábico e imunoglobulina, validação dos dados epidemiológicos das doenças de notificação (acidentes de trânsito, violências, dengue, diarreia e COVID). Vacinas para colaboradores, puérperas, recém-nascidos e pacientes que venham precisar de vacinas para antitetânica e antirrábica. Controle e testagem rápida de doenças transmissíveis.

Núcleo interno de regulação (NIR) - é uma unidade de monitoramento do paciente desde a chegada a instituição, internação, movimentação interna e externa, exames e alta hospitalar.
Constitui a interação com as Centrais de Regulação para delinear o perfil de complexidade da assistência que o hospital representa no âmbito do SUS, serviços de apoio diagnóstico e terapêutico, além dos leitos de internação, segundo critérios pré-estabelecidos para o atendimento, além de buscar vagas de internação e apoio diagnóstico e terapêutico fora do hospital para os pacientes internados, quando necessário.

Dentre as funções do NIR está semear a cultura de regulação no interior da unidade e junto ao usuário, fazer a gestão da ocupação dos leitos e das consultas e produzir informações. O Hospital Mário Covas é composto pelas seguintes especialidades médicas: Radiologia, Clínico geral, Anestesiologista, Psiquiatra, Pediatra, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia e traumatologia, Cardiologista, Neurologista, Cirurgiã Geral, Endoscopia, Urologia, Cirurgia Vascular, Nefrologia,
Gastroenterologia, Dermatologia.

Centro de Terapia Intensiva (CTI) - é o setor do hospital voltado para o atendimento ininterrupto de pacientes em estado grave ou potencialmente grave. Conta com uma equipe multiprofissional e interdisciplinar, além de estrutura física e equipamentos que dão suporte para esse atendimento especializado. O CTI possui quatro leitos, ventilador respiratório invasivo (VI) e não invasivo (VNI).

Internação - composto por 13 enfermarias com 28 leitos. As enfermarias são compostas por no máximo três leitos, ar condicionado, TV e banheiro privativo.

Administração – Setor responsável pela gestão do HMC que compreende:

-Diretoria Administrativa: Responsável pelo Planejamento Estratégico, gestão de recursos humanos em colaboração de cada coordenação técnica, gestão financeira dos recursos públicos aplicados no funcionamento da instituição e sua prestação de contas por meio dos indicadores hospitalares, gestão de instalações e equipamentos, desenvolvimento de políticas operacionais e procedimento para o atendimento da legislação regulatória de cada área, gestão da tecnologia da informação, coordenação das reuniões de equipe semanais e atendimento ao cliente presencialmente ou por meio das respostas as ouvidorias.

-    Diretoria Técnica: Coordenação e supervisão das atividades e práticas clínicas, coordenação das Equipes Médicas, Aprovação de Escalas de Plantão, monitoramento e avaliação da qualidade dos cuidados médicos fornecidos, implementando protocolos e procedimentos para melhorar a prestação de SERVIÇOs de saúde, Supervisão de Protocolos e procedimentos Clínicos, Participação em Comitês e Grupos de Trabalho, Treinamento e Desenvolvimento Profissional e Gestão de Situações de Emergência Médica, coordenando as respostas a emergências médicas e desastres, assegurando que a equipe esteja preparada para lidar com situações críticas.

-    Gerencia de Enfermagem: As funções da gerência de enfermagem hospitalar incluem Gestão de Recursos Humanos, treinamento e supervisão da equipe de enfermagem, Elaboração de Escalas de Trabalho, Estabelecimento de protocolos para garantir a prestação de cuidados de saúde consistentes e seguros, Monitoramento e melhoria contínua da qualidade dos serviços de enfermagem, incluindo a revisão de indicadores de desempenho, Coordenação dos cuidados aos pacientes, assegurando que as necessidades individuais sejam atendidas de forma eficaz, Educação Continuada e Desenvolvimento Profissional com promoção de programas de treinamento e educação para a equipe de enfermagem, mantendo-os atualizados com as melhores práticas, Gestão de Registros e Documentação, Promoção da Segurança do Paciente, com implementação de medidas para prevenir incidentes e lesões aos pacientes durante a prestação de cuidados, Comunicação Interdisciplinar para garantir uma abordagem integrada ao cuidado do paciente, Resolução de Conflitos e Apoio à Equipe com mediação de conflitos e fornecimento de suporte emocional e profissional à equipe de enfermagem e Participação em Comitês e Tomada de Decisões Estratégicas, representando a gerencia de enfermagem em comitês hospitalares e contribuição para a formulação de políticas e estratégias da instituição.

Coordenações: Coordenação de Vigilantes e Recepção, Coordenação de Manutenção, Coordenação do NIR, Coordenação da Fisioterapia, Coordenação de Faturamento, Coordenação de Hotelaria e Higienização, Coordenação de Nutrição e Cozinha

Leitos existentes
No pronto socorro constam:
observação 05 leitos masculino, 05 leitos feminino, 04 leitos pediátrico, 02 leitos de estabilização
04 leitos de UTI
10 leitos de obstetrícia/maternidade
28 leitos de internação (para atender as clínicas médicas, cirúrgicas, psiquiátrica, pediatria)

A Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP) no âmbito do SUS está instituída na
Portaria de Consolidação nº 2, de 28/07/2017.

Justificativa
O HMC é o único hospital do arquipélago, tendo como principal referencia intermunicipal o Hospital Regional do Litoral Norte Localizado em Caraguatatuba. A Gerencia do HMC é realizada pela Santa Casa de Misericórdia de Ilhabela por convênio firmado com a Prefeitura de Ilhabela. Neste ano a Santa Casa completou 80 anos de existência e atuação na área filantrópica em Ilhabela.
VALORES, MISSÃO E VISÃO
Com valores voltados ao acolhimento, qualidade, comprometimento, ética, criatividade, humanização, profissionalismo e valorização, o HMC tem como missão “prestar assistência em saúde, zelando pelo bem estar de todos com compromisso, dignidade e qualidade”, com a visão de tornar-se o melhor hospital público de pequeno porte do Estado de São Paulo.
Prazo para Atendimento
PRAZO PARA CONCLUSÃO
Indeterminado
Forma de Acompanhamento
FORMAS DE CONSULTA
(12) 3895 -3520 / Funcionamento 24 hora
ATENDIMENTO:
FORMAS DE CONSULTA
(12) 3895 -3520 / Funcionamento 24 horas
Endereço: Avenida Professor Malaquias de O. Freitas, nº 154 - Barra Velha -Ilhabela _SP CEP 11630.043
Serviço relacionado a secretaria:
Secretaria Municipal de Saúde
Secretaria Municipal de Saúde
Lúcia Heidorn Reale Colucci
ATENDIMENTO:
10:00 às 17:00
ENDEREÇO:
Rua do Quilombo, 219 - Perequê, Ilhabela - SP, 11630-000