Professores de Ilhabela, participam por ano de 250 horas de capacitação e serviços. Os professores do 1º ano do ensino fundamental e de ensino integral da rede municipal de ensino de Ilhabela participaram de treinamento de formação na última sexta-feira (10/3), visando melhorar a prática do docente em sua Leia mais
Professores de Ilhabela, participam por ano de 250 horas de capacitação e serviços. Os professores do 1º ano do ensino fundamental e de ensino integral da rede municipal de ensino de Ilhabela participaram de treinamento de formação na última sexta-feira (10/3), visando melhorar a prática do docente em sua carreira. Formação de leitura Professores do ensino integral da área de leitura tiveram a oportunidade o estudo na área. O encontro ocorreu na E.M. Ruth Cardoso, foi ministrado pela professora de leitura Gabriela Mantovan e contou com a presença de 10 profissionais e da coordenadora do ensino integral, Andrea Batessini. A leitura é uma disciplina do ensino integral que desperta aos alunos o prazer em ler, desenvolvendo neles habilidades em outras matérias. O livro em sala de aula é trabalhado com práticas culturais e artísticas como teatros de fantoches. “A formação foi sobre transformar alunos em leitores, visando despertar neles o prazer da leitura. Além de criar ambientes leitores, ajudar na escolha de livros adequados, como contar histórias e a leitura dramática”, explicou Batessini, coordenadora do ensino integral. A leitura é uma das partes centrais do aprendizado, ao ler um conteúdo a criança contextualiza tudo o que está ao seu redor. Por meio dos textos, ela forma a sua própria opinião em diversos assuntos e tem argumentos para debater quaisquer questões. A leitura também aguça o imaginário infantil, sendo instrumento para criatividade. Formação sobre Alfabetização e letramento com enfoque na psicomotricidade Alfabetização e letramento com foco na psicomotricidade foi o tema ministrado aos professores do 1º ano do ensino fundamental I, pela professora Kelly Tirado, coordenadora de Projetos de Alfabetização e pelo professor coordenador, Leonardo Zanzini. A apresentação do assunto foi dividida em duas turmas realizadas nas E.M. Mércia do Nascimento Dias e na sede da Secretaria de educação. No total 26 professores e coordenadores participaram do programa. “Nossa proposta foi de mostrar aos professores quem é essa criança do primeiro ano, em que fase do desenvolvimento humano ela se encontra, quais são suas necessidades, capacidades e habilidades. Como trabalhar com esse público e de qual forma desenvolver esses alunos do ponto de vista cognitivo e neurológico auxiliando no processo de aquisição da aprendizagem”, declarou Kelly Tirado. Foram trabalhados também sub temas, como sistema de aquisição da escrita, alfabetização e letramento, teorias psicogenéticas e coordenação motora. A formação é a primeira de uma série que irá ocorrer durante o ano.