A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, promoveu desde a última segunda-feira (15/8), na Biblioteca Municipal da Barra Velha, uma oficina de qualificação para todos os Auxiliares de Primeira Infância (API) da rede municipal de ensino do arquipélago. Nos três dias, mais de 240 funcionários participaram do Leia mais
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, promoveu desde a última segunda-feira (15/8), na Biblioteca Municipal da Barra Velha, uma oficina de qualificação para todos os Auxiliares de Primeira Infância (API) da rede municipal de ensino do arquipélago. Nos três dias, mais de 240 funcionários participaram do encontro, que faz parte do convênio do Programa “Primeiríssima Infância”, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. A oficina durou cerca de duas horas e os Auxiliares de Primeira Infância (API) de Ilhabela acompanharam o documentário “O Começo da Vida”. O evento foi conduzido pela diretora responsável do Ensino Infantil, Bruna Maia, e a chefe do setor de Secretarias de Escolas, Juliana Consoli. O objetivo é conscientizar os funcionários quanto à importância da relação com os alunos de 0 a 3 anos. Até o final do ano ocorrerão outras oficinas de qualificação, sempre no intervalo de aproximadamente 40 dias, com diversos assuntos, como por exemplo, temas psicológicos, físicos e de higiene. “Essa capacitação é fundamental para atender o convênio do Programa Primeiríssima Infância”, destaca a secretária de Educação, Sandra Maria Adão. Primeiríssima infância Entre os principais objetivos do convênio do Programa “Primeiríssima Infância” estão ade melhorar a qualidade do atendimento e dos cuidados oferecidos às gestantes e às crianças, promover o trabalho integrado entre os vários setores envolvidos e mobilizar a sociedade para importante fase da vida. O período que abrange da gestação aos três primeiros anos de vida foi escolhido pelo programa devido a descobertas recentes da neurociência, que apontam esta fase como a mais relevante em relação ao desenvolvimento cerebral. A garantia de condições adequadas de nutrição, o cuidado, a atenção, a convivência e o aprendizado durante esta fase da vida fazem toda a diferença para que as funções cerebrais do indivíduo floresçam ao longo de toda a sua existência. O programa visa implantar políticas públicas efetivas ao desenvolvimento infantil de qualidade. São diversas iniciativas que integram o programa, dentre elas a mobilização comunitária para a conscientização dos primeiros anos de vida, a avaliação e monitoramento contínuo. As intervenções viabilizam a integração das três áreas de atendimento à Primeira Infância: Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. O Programa Primeiríssima Infância propõe um modelo de mudança no município para que todo o sistema assuma uma nova postura com relação à Primeiríssima Infância e, para isso, seus objetivos estão relacionados à quatro eixos de atuação: Estrutura de governança; Desenvolvimento de capacidades; Comunicação e mobilização social e Avaliação e monitoramento.