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JUN
02
02 JUN 2015
NOVIDADES DE ILHABELA
Audiência Pública
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Em audiência pública, maioria apoia divulgação de Ilhabela em enredo de escola de samba de SP O arquipélago de Ilhabela será tema de enredo da escola de samba “Unidos da Vila Maria” no Carnaval de São Paulo em 2016. A cidade que é uma das 65 indutoras de turismo do Leia mais
Em audiência pública, maioria apoia divulgação de Ilhabela em enredo de escola de samba de SP O arquipélago de Ilhabela será tema de enredo da escola de samba “Unidos da Vila Maria” no Carnaval de São Paulo em 2016. A cidade que é uma das 65 indutoras de turismo do país e foi considerada como melhor destino de praia do Brasil em 2014 terá sua cultura, história e belezas mostradas nas alas e alegorias de uma das mais tradicionais agremiações carnavalescas da capital, no enredo “A Vila famosa é mais bela, Ilhabela da fantasia”. Na noite de segunda-feira (1º/6), a Câmara Municipal promoveu uma audiência pública para tratar do projeto de lei de autoria do Executivo, em que prevê a destinação de R$ 989 mil à agremiação. O plenário ficou lotado e a maioria se posicionou favorável à divulgação. A proposta já foi aprovada pelo Comtur (Conselho Municipal de Turismo). O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), ressalta o significado desta escolha para o município. “Foi com muita alegria que recebemos no ano passado este convite para ter Ilhabela como enredo da Vila Maria. Estive na agremiação, inclusive no desfile deste ano, e percebemos o amor e o envolvimento de toda a comunidade com a escola. Teremos Ilhabela sendo mostrada durante 65 minutos de desfile em rede nacional e internacional pela Rede Globo, sem contar os telejornais, compactos, o próprio público que lota o Anhembi e em outras emissoras, portais, jornais e revistas”, destacou Colucci. Colucci fez uma apresentação ao público presente, na qual mostrou valores de inserções publicitárias na Rede Globo (nacional/internacional). Tendo como base a tabela da emissora para veiculação de mídia em rede nacional, somente o desfile da agremiação equivaleria a um investimento aproximado de R$ 18,9 milhões. Ainda em sua explanação, o prefeito ressaltou o esforço de seu governo para a consolidação do turismo como eixo econômico da cidade. “A nossa indústria é o turismo, o principal gerador de emprego de nosso município. Hoje Ilhabela tem um calendário de eventos para o ano inteiro, continuamos participando de feiras nacionais e internacionais, investimos na divulgação da cidade como destino de casamentos “Trabalhamos muito para colocar Ilhabela em evidência tanto no cenário Nacional quanto Internacional, mantendo nossa cidade como um dos 65 município indutores do Brasil”, disse Colucci. Além de toda a veiculação de mídia pela Globo Nacional e Internacional, o projeto de lei prevê ainda que Ilhabela ainda terá como contrapartida da agremiação carnavalesca: seletiva regional para escolha do samba enredo na cidade; quatro apresentações de “Ala Show” da Unidos de Vila Maria no arquipélago em datas a definir; oficinas de qualificação das agremiações locais e seis meia-alas para o desfile na Vila Maria no Carnaval em São Paulo (300 fantasias destinadas à Liga das Entidades Carnavalescas de Ilhabela). A audiência contou com a presença do presidente da Câmara, Adilton Ribeiro, e dos vereadores Luizinho Paladino, Carlinhos Oliveira, Maria das Graças Ferreira – Gracinha, Dr.Thiago Souza, Dra. Rita Janete Oliveira Gomes, Onofre Sampaio e Nagib Pereira. Também estiveram no encontro os secretários municipais Luizinho Faria (Governo), Luiz Biondi (Administração), Harry Finger (Turismo), Nuno Gallo (Cultura), Lídia Sarmento (Educação), Lúcia Reale Colucci (Saúde), Luís Henrique Homem Alves (Assuntos Jurídicos), Danilo Giamondo (Assistência Social), André Miragaia (Meio Ambiente), Guilherme Galvão (Obras), Antonio Cornélio (Esportes), Maurício Calil (Finanças) e Valdir Veríssimo (Serviços Municipais). Opiniões O presidente da Associação Comercial e Empresarial, Leopoldo Pedallini, ressaltou que esta é uma grande oportunidade de divulgação do arquipélago. “Não será Ilhabela como destino de sol e praia, do qual já somos famosos. Mas 65 minutos da nossa história, lendas, piratas. Vamos mostrar a Ilha que poucos conhecem e de uma maneira que não alcançaríamos de nenhuma outra forma”. Já a presidente da Liga das Entidades Carnavalescas de Ilhabela (Leci), Noemi Petarnella, salientou que além da divulgação, esta será uma oportunidade de qualificação para as agremiações locais. “Estamos muito felizes, pois muitas pessoas poderão gerar renda trabalhando com o Carnaval”. O empresário Edilson Moreto, o Alemão, proprietário de pousada no sul da Ilha, também apontou a oportunidade de divulgação. “Essa é uma oportunidade única, de abrir as portas de Ilhabela para o exterior. Vai nos ajudar muito esta exposição”. Ele citou que somente com a ocupação dos hotéis também na baixa temporada é possível gerar mais empregos e para isso a necessidade de cada vez mais divulgação. O presidente do Convention e Visitors Bureau de Ilhabela, Michael Colemans, frisou que a verba destinada é específica para a divulgação no evento e que não atrapalhará outras ações no turismo. O secretário de Turismo, Harry Finger, relembrou do fortalecimento do calendário de eventos anual. “Durante o verão recebemos turistas suficientes, mas na baixa temporada muitos empresários passam dificuldades, de maneira que temos feito uma série de ações para atrair turistas neste período. Conseguimos, por exemplo, ter o melhor mês de agosto dos últimos 10 anos, bem como uma ocupação média de 70% já a partir de outubro”, citou o secretário. Ele ainda frisou que a chamada classe C está viajando cada vez mais e é esta que movimenta a baixa temporada na cidade. “É preciso assimilar os novos movimentos turísticos. Queremos muito esta transmissão no Carnaval”. Ex-secretário de Turismo de Ilhabela, o empresário Ricardo Fazzini, disse que esta é uma grande chance para alavancar o turismo. “Fui secretário de turismo durante sete anos, iniciando a divulgação no exterior nas feiras do setor. É uma grande oportunidade, pela quantidade de pessoas alcançadas em uma hora. Não temos lavoura, gado, nossa indústria é o turismo”, declarou Fazzini. O secretário da Cultura, Nuno Gallo, rebateu críticas quanto a um suposto turismo de massa. “Transfiro a todos os trabalhadores de restaurantes, hotéis, bares, a pergunta se querem o turismo de massa. A proposta foi aprovada no conselho, que representa a população e esta é uma grande oportunidade de divulgação que não podemos perder”. O ex-presidente da Câmara, Luiz Lobo, que ocupou o cargo de secretário de Esportes durante três anos na primeira gestão do prefeito Toninho Colucci, lembrou de eventos como o XTerra, que aquece a economia da cidade na baixa temporada. “São iniciativas como esta que movimentam a cidade. Investimento em turismo tem de ser feito, seja privado ou público. Vamos divulgar Ilhabela para 240 países”, elogiou. A presidente do Comtur, Cláudia Adami, lembrou da aprovação da proposta no conselho e parabenizou a Câmara pela audiência. “É uma prática cidadã, o conselho, o trade, é a favor e aconselhou que fosse usada uma verba destinada a marketing da cidade”. O vereador Luizinho Paladino citou a situação financeira da cidade, que possibilita tal investimento. “Estamos num momento feliz com o aumento da arrecadação e os investimentos são feitos com responsabilidade. A lei exige 25% na Educação e sempre ultrapassamos este limite. Esse investimento em divulgação não quer dizer que não serão feitas mais ruas, ou o PEII do sul da Ilha. É um investimento em turismo e que não muda em nada nos outros setores”, disse Luizinho. “Se não investir, não tem retorno. Temos a visão da importância deste projeto”, completou o vereador Carlinhos Oliveira. Apenas o vereador Onofre Sampaio e outras quatro pessoas se posicionaram contra na audiência pública, alegando que a verba deveria ser aplicada em outros setores, como saneamento básico, saúde e infraestrutura urbana. Investimentos na cidade No encerramento da audiência, o prefeito Toninho Colucci defendeu que a verba é específica para a divulgação e fez um balanço dos investimentos realizados em todas as áreas na cidade. Segundo ele, até 2016 a meta é chegar a 80% de rede coletora de esgoto. “Em 2008 encontramos a cidade com 4%. Fizemos diversos investimentos, como na parceria com a associação de moradores do norte para a instalação da estação de tratamento; nos R$ 2 milhões no sistema do Morro Santa Terezinha (Buraco Fundo); e nos R$ 8 milhões do orçamento municipal destinado para o sistema Portinho, Ilhote, Feiticeira e Julião, no sul da Ilha. Recuperamos a malha viária sempre após a passagem da rede coletora. São R$ 50 milhões investidos em infraestrutura urbana, incluindo a reurbanização da nossa avenida principal, com alargamento, rotatória, ciclovias. Vamos fazer agora Água Branca, Cocaia, Costabella e Green Park. Iniciamos o SIM – Sistema Integrado de Mobilidade, que terá o transporte coletivo, o Aquabus e os módulos para aluguel de bicicletas. Na saúde foram novos postos na Barra Velha, ampliação do posto da Água Branca, Itaquanduba, vamos agora ampliar a maternidade e construir os postos do sul e Perequê. São R$ 70 milhões na Educação, oito novas escolas construídas e outras que estamos construindo. Os investimentos estão sendo feitos, em todos os setores”, concluiu.