Clique aqui e consulte nossas políticas.
Enviar para um amigo!
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
15 ABR 2024
EDUCAÇÃO
Alunos da rede municipal de Ilhabela visitam Fórum na 2ª etapa do projeto “Cidadania e Justiça também se aprendem na escola”
receba notícias
Alunos do 7º ano da E.M. Professora Anna Leite Julião Torres visitaram o Fórum de Ilhabela na última sexta-feira (12). Essa visita faz parte da 2ª etapa do projeto “Cidadania e Justiça também se aprendem na escola” e tem como objetivo aproximar as crianças e adolescentes do Poder Judiciário.

Durante o passeio, a Diretora do Fórum e titular da 1ª Vara Judicial, juíza Bruna Lyrio, e o Promotor de Justiça de Ilhabela, Dr. Raul Agripino, apresentaram todos os departamentos da instituição e mostraram na prática como funciona cada um.

Mais de 50 alunos estiveram presentes, acompanhados de professores e um monitor. “Estar aqui é um sonho realizado, eu sempre quis conhecer o Fórum. E agora, com esse projeto, tenho aprendido mais sobre meus direitos e deveres. Penso até em me tornar juíza um dia”, contou a aluna Maíza Matos de Sousa.

“Essa visita é muito importante, pois permite que os alunos conheçam de forma prática e dinâmica como funciona o Poder Judiciário”, ressaltou a Diretora do Fórum e titular da 1ª Vara Judicial, juíza Bruna Lyrio.

Sobre o Programa

O programa “Cidadania e Justiça também se aprendem na escola” surgiu da constatação, pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), do desconhecimento da maior parte da população a respeito das atribuições e do funcionamento do Poder Judiciário brasileiro. Ou seja, a sociedade sente-se distante da Justiça por não a conhecer.

Desenvolvido pela primeira vez em Ilhabela, o projeto conscientiza professores e estudantes, alcançando também seus pais e responsáveis, a respeito dos direitos e deveres dos cidadãos, além de mostrar como exercê-los e informar a estrutura e o funcionamento dos órgãos e serviços jurisdicionais.

Como material de apoio, as crianças receberam a Cartilha da Justiça, que alerta sobre os deveres e esclarece os direitos básicos do cidadão, de forma lúdica, dinâmica e com linguagem simples.