15 ABR 2024
Prefeitura de Ilhabela realiza II Simpósio do Transtorno do Espectro Autista
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, realizaram o II Simpósio sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA) nesta segunda-feira (15), com o tema “Autismo, valorize as capacidades", no auditório do Paço Municipal.

Durante o evento foram discutidos temas como o processo de diagnóstico do TEA e a adoção do sistema ABA (Applied Behavior Analysis), um método de terapia baseado na análise do comportamento e no ensino de habilidades a fim de reduzir comportamentos problemáticos.

A secretária de Desenvolvimento e Inclusão Social, Maria Aparecida Piedade, lembrou que o autismo é um tema que ganhou muita importância nos últimos anos, não só pelo maior debate na sociedade, mas também por conta do aumento de casos confirmados.

“Há uns 15 anos que já vínhamos percebendo um aumento no número de casos de autismo e a necessidade de discussão e conhecimento sobre o tema. Lembro de atravessar a balsa com o pessoal da saúde e a Deise já alertava que quando subia a Taubaté já se discutia o autismo como uma tendência de aumento. E realmente os casos vêm crescendo, e isso no mundo todo, não só aqui em Ilhabela. Olhando os estudos publicados percebe-se uma curva ascendente de confirmações do espectro”, detalhou.

A secretária de Educação, Lídia Sarmento, reforçou a importância da discussão ao apresentar os números de crianças confirmadas com TEA na rede municipal de ensino. “A Secretaria de Educação tem hoje um atendimento acima de 650 crianças com necessidade de inclusão. Dessas, temos uma média de 220 autistas laudados, fora aqueles que recebem o atendimento, mas que o laudo ainda não está concluído. Isso é uma quantidade muita grande de crianças sendo atendidas”, destacou.

A programação contou ainda com um período para o compartilhamento de experiências e apresentações de fonoaudiólogos, psicólogos e fisioterapeutas que apresentaram os desafios e conquistas dos serviços de atendimento às pessoas com o Transtorno do Aspecto Autista.

Novo Centro de Atendimento

O estímulo constante e orientado é um dos pilares do tratamento do TEA e por isso a importância de espaços especialmente dedicados, como é o caso do Centro Municipal Especializado em Reabilitação e Transtorno do Espectro Autista de Ilhabela, inaugurado no início deste mês. O Centro é o primeiro do Litoral Norte e tem como objetivo proporcionar um atendimento mais humanizado, que contemple as múltiplas necessidades das crianças e adolescentes do espectro autista.

A equipe do centro é composta por mais de 20 profissionais que trabalham de forma interdisciplinar. São vários tratamentos e formações, tais como: terapeuta ocupacional, psicólogo, psicopedagogo, psiquiatra, nutricionista, fonoaudiólogo, pediatra com especialização em psiquiatria neurológica, assistente social, cirurgião pediatra, enfermeiro e técnico em enfermagem. Vale ressaltar que somente no mês de março, foram disponibilizados mais de 3,5 mil atendimentos.