16 ABR 2024
Dia da Voz: promovendo a conexão e saúde vocal em Ilhabela
O Brasil celebra o Dia da Voz nesta terça-feira (16) e, em apoio à esta mobilização, o Centro Municipal Especializado em Reabilitação e Transtorno do Espectro Autista de Ilhabela estará envolvido na campanha, oferecendo orientações e materiais educativos, como a distribuição de folders, para promover os cuidados e prevenção relacionados à saúde vocal.

O intuito da ação visa promover a conscientização e a valorização da saúde vocal, destacando a importância da voz como elemento central de nossa comunicação e identidade.

A voz é uma característica distintiva de nossa personalidade, sendo nossa principal forma de expressão e comunicação em diversas situações do dia a dia. Professores, cantores, atores, telefonistas, políticos, líderes religiosos, vendedores ambulantes, jornalistas e muitos outros profissionais dependem da saúde vocal para desempenhar suas funções de maneira eficaz.

Para manter a saúde vocal em dia, é essencial adotar alguns cuidados básicos. A hidratação é fundamental, e a ingestão de água em temperatura ambiente é recomendada para garantir uma boa qualidade vocal. Evitar o consumo de álcool e tabaco também é crucial, pois estão associados a problemas vocais e aumentam o risco de câncer de cabeça e pescoço.

Além disso, é importante evitar gritar, sussurrar ou pigarrear em excesso, especialmente em ambientes ruidosos. Manter um ambiente saudável e moderado para a voz contribui significativamente para sua preservação ao longo do tempo.

É fundamental estar atento a qualquer alteração na voz que persista por mais de 15 dias. Nesses casos, é recomendável procurar assistência médica para uma avaliação adequada, pois problemas relacionados à voz podem afetar tanto adultos quanto crianças.