Até o final da temporada de cruzeiros marítimos 2023/2024, em abril, Ilhabela deverá ter recebido mais de 250 mil passageiros e tripulantes nas 64 escalas previstas. Estima-se que aproximadamente R$ 70 milhões sejam injetados na economia local, beneficiando estabelecimentos como restaurantes, bares, cafés, lojas de souvenires e artesanatos, além de serviços de turismo, transfers e táxi.
De outubro de 2023 até 26 de janeiro, a cidade recebeu 31 escalas, que representaram a entrada de cerca de R$ 29 milhões no município. Segundo pesquisa realizada pelo Observatório do Turismo de Ilhabela, durante a temporada 2022/2023, com mais de 650 entrevistados, a média de gastos de cada “cruzeirista” na cidade é de R$ 417,23. Os maiores gastos foram com alimentação (37,4%), passeios (24,3%) e compras (21,6%).
De um total de aproximadamente 100 mil passageiros que já passaram por Ilhabela nesta temporada – uma média de cerca de 3,2 mil por navio –, estima-se que 70% dos passageiros desembarcaram a cada escala, sendo cerca de 23 mil estrangeiros, principalmente argentinos, americanos e europeus.
De acordo com a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil), Ilhabela se destaca como um destino consolidado nesse segmento. Para o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, a participação da cidade em feiras, como a Seatrade Cruise Global – a mais importante do setor – e reuniões com companhias de cruzeiro são ações que resultam no aumento do fluxo de navios para o arquipélago.