O melhor remédio contra a dengue é a conscientização! Pensando nisso, o departamento CVI (Controle de Vetores de Ilhabela) orientou mais de 400 alunos do Ensino Fundamental da rede municipal, que se tornaram brigadistas mirins contra o mosquito Aedes aegypti.
A formação faz parte do projeto “Juntos contra a Dengue” e é realizada por meio de visitas às Escolas Municipais. Ao todo, 29 turmas foram atendidas no decorrer deste primeiro semestre.
“Já estamos planejando a retomada das visitas no segundo semestre, com o intuito de concluir o projeto em todas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental. Continuaremos fortalecendo a conscientização e a mobilização dos alunos, certos de que a educação e a prevenção são ferramentas essenciais no combate à dengue”, ressalta a técnica em Vigilância em Saúde, Regina Peixoto.
A iniciativa é uma parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação. As escolas visitadas foram E.M. Prefeito Leonardo Reale, E.M. Professora Mércia do Nascimento Dias, E.M. Professora Ophélia Reale Montanhesi, E.M. Professor José Antônio Verzegnassi, E.M. Professor José Benedito de Moraes e E.M. Altamira de Castro Vieira Colucci.
Projeto "Juntos Contra a Dengue"
Fundado em 2022, o projeto tem como objetivo educar e conscientizar os alunos das Escolas Municipais sobre a importância da prevenção da dengue, tornando-os como agentes ativos na luta contra a doença.
Ao longo do semestre letivo, os estudantes recebem materiais informativos e educativos sobre o tema, e participam de atividades, como rodas de conversa educativas, sobre o ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti e as doenças transmitidas por ele, além de jogos didáticos para a identificação de criadouros de mosquito.
No mês de junho, os alunos que participaram da ação receberão o certificado de “Brigadistas Mirins contra o mosquito Aedes aegypti”.