06 JUN 2024
Prefeitura de Ilhabela lança iniciativa ambiental no Paço Municipal

Nesta quarta-feira (5) Dia Mundial do Meio Ambiente, as secretarias municipais de Meio Ambiente e Administração da Prefeitura de Ilhabela lançaram, o projeto ambiental "Espaço em Ação". A iniciativa visa envolver todos os servidores do Paço Municipal em pequenos gestos que contribuem significativamente para a preservação do meio ambiente.

Para disseminar a iniciativa foram indicados alguns servidores, que foram divididos em quatro grupos de quatro a cinco integrantes cada, de diversas secretarias. Os grupos passaram pelos departamentos do Paço Municipal e no Via Verde, explicando o conceito do projeto e como cada um pode contribuir, tanto no ambiente de trabalho quanto em casa com a família e amigos.

Diversas lixeiras foram instaladas para a gestão correta dos resíduos, incluindo lixo eletrônico, óleo de cozinha usado, borra de café, pilhas, recicláveis e orgânicos. O prefeito Toninho Colucci recebeu as equipes em seu gabinete e aprovou a iniciativa, destacando a importância da colaboração dos agentes disseminadores. "Estou muito satisfeito com o entusiasmo e a dedicação de nossos servidores. Este projeto é uma prova do nosso compromisso com um futuro mais sustentável," declarou o prefeito.

A ação foi um sucesso, com muitos colegas tirando dúvidas prontamente respondidas pelas equipes. Os agentes ouviram diversas ações já praticadas pelos servidores, como a compostagem. "Queremos envolver todos os servidores nesta iniciativa, incentivando a adoção de hábitos mais sustentáveis no ambiente de trabalho," afirma a secretária de Meio Ambiente e engenheira florestal Kátia Freire.

Alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

A ação também atende ao item 11 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que trata das Cidades e Comunidades Sustentáveis. Os ODS foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 e compõem uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030.