O produtor cultural DJ e b-boy Kost acaba de retornar de Salvador (BA), onde deu continuidade ao projeto “Do arquipélago ao tabaque: versos, rimas, batidas e ritmos soteropolitanos”, contemplado pelo Programa de Estímulo à Cultura 2024 da Prefeitura de Ilhabela. A ação teve como objetivo um intercâmbio artístico para pesquisa musical focada na cultura afro-brasileira, com ênfase nas musicalidades dos terreiros e na conexão com o hip-hop.
A iniciativa do intercâmbio foi contemplada na II edição da Bolsa de Mobilidade Cultural Afrobrasileira, promovida pela Fundação Cultural Palmares (FCP) em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), e nasceu como um desdobramento do projeto originalmente aprovado no PEC municipal. A partir da experiência proporcionada pelo edital local, Kost expandiu seu campo de atuação artística e iniciou uma pesquisa que ganhou novos contornos e aprofundamento com o intercâmbio realizado em Salvador.
Durante o mês de abril, Kost realizou vivências com o percussionista, compositor e educador Giba Conceição, visitou terreiros de candomblé e integrou-se às ações da Casa do Hip-Hop Bahia, gerida pelo produtor cultural, comunicador e arte-educador DJ Branco, com intenção de aprofundamento musical.
“O apoio do PEC foi fundamental para que essa jornada começasse. A partir dele, conseguimos estruturar um trabalho sério, com base na cultura popular e na valorização da arte periférica e afro-brasileira. O intercâmbio em Salvador, financiado pela FCP, fortaleceu ainda mais esse propósito”, declarou Kost.
A iniciativa também tem como foco a troca de conhecimento adquirido com a comunidade local. Estão incluídos no projeto oficinas, rodas de conversa e apresentações musicais abertas ao público em Ilhabela, que ocorrerão ao longo deste ano, democratizando o acesso à cultura e saberes.
A programação poderá ser acompanhada no site oficial da Prefeitura de Ilhabela e nas redes sociais de Kost, @djkost_caixa_allta e do espaço ‘Na Subida do Morro é Diferente’, @na_subida_do_morro_e_diferente.