O projeto itinerante “ODS Cultural nas Escolas” está visitando escolas da rede municipal de ensino de Ilhabela para divulgar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). O projeto permanece na cidade até esta sexta-feira (16) e em seguida vai percorrer municípios do Estado do Rio de Janeiro.
Em Ilhabela, o projeto visitou a E.M. Profª Mércia do Nascimento Dias na terça-feira (13). Até o final da semana, serão contempladas as unidades E.M. Prof. José Antônio Verzegnassi, E.M. Terezinha de Jesus Ferreira e a E.M Sebastião Leite da Silva.
A iniciativa combina teatro, arte circense e tecnologia para transformar escolas em espaços de reflexão e ação sobre meio ambiente, redução de desigualdades e sustentabilidade. Com oficinas e apresentações teatrais, os estudantes aprenderão a criar peças sobre os ODS usando técnicas lúdicas, enquanto professores participarão de palestras virtuais sobre o ensino da arte.
Nas escolas, o projeto inicia as ações com uma palestra sobre os 17 ODS, usando vídeos e cartilhas para mostrar os impactos diários das nossas ações no planeta. Logo após, na Oficina Ressignificar, os alunos transformam recicláveis em jogos refletindo sobre consumo consciente.
Depois, em um tabuleiro humano interativo, constroem peças artísticas a partir de tampinhas de garrafa PET e competem em circuitos de atividade física. Em seguida, a realidade virtual conecta os estudantes a ecossistemas como recifes de corais e, por fim, experimentos práticos ensinam sobre os efeitos da erosão e desmatamento.
O projeto conta com algumas ações de democratização do acesso, como tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, audiodescrição na palestra para professores, além de instrutores preparados para atender crianças com diferentes demandas de aprendizado.