Em alusão ao
Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio, a Prefeitura de Ilhabela reafirma seu compromisso com a promoção da saúde mental por meio de um atendimento humanizado e de qualidade.
O município conta com o
CAPS I (Centro de Atenção Psicossocial), um serviço essencial da Rede de Atenção Psicossocial, que atua diariamente no acolhimento, acompanhamento terapêutico e reinserção social de pessoas com transtornos mentais graves e persistentes.
Desde sua inauguração, em 2002, o CAPS I segue os princípios da Reforma Psiquiátrica Brasileira, priorizando o cuidado em liberdade e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Com uma equipe multiprofissional, o centro oferece
suporte em momentos de crise, oficinas terapêuticas e incentivo à autonomia dos usuários, promovendo respeito, solidariedade, empatia e corresponsabilidade.
Dia Nacional da Luta Antimanicomial
O 18 de maio é uma data simbólica, quando em 1987 estabeleceu-se o movimento “Por uma sociedade sem manicômios”. A data foi instituída para lembrar a importância de uma sociedade sem manicômios, pautada no respeito aos direitos humanos, à dignidade de quem enfrenta o sofrimento mental e a autonomia.
O movimento ganhou mais força, quando em 6 de abril de 2001 ocorreu a aprovação da
Lei 10.216, denominada "Lei da Reforma Psiquiátrica Brasileira", que redirecionou o modelo assistencial em saúde mental do país.
O CAPS atende através de demanda espontânea, ou seja, não é necessário encaminhamento para acessar o serviço. A sede está localizada na Rua Mato Grosso, nº 140, na Barra Velha. Para mais informações, entre em contato pelo Telefone:
(12) 3896-5675 ou através do e-mail:
[email protected].