A Prefeitura de Ilhabela realizou, entre os dias 16 e 18 de maio, mais uma edição da tradicional Semana da Cultura Caiçara, evento que celebrou as raízes e tradições locais, incluindo a Congada de São Benedito, maior manifestação cultural e religiosa da cidade, organizada pela Associação dos Congueiros de Ilhabela.
Na tarde da última sexta-feira (16), foi realizado o tradicional Levantamento do Mastro do santo homenageado, cortejo pelas ruas da Vila e a partilha do bolo com a concertada, bebida típica feita com ingredientes locais.
O evento também contou com a Ucharia, um almoço comunitário oferecido no sábado (17) e domingo (18) que promove momentos de união e solidariedade. Preparado pelas famílias dos congueiros e devotos, o almoço foi distribuído gratuitamente aos congueiros e ao público como forma de manter viva a memória de São Benedito, conhecido por alimentar os necessitados.
O grande destaque do evento e com sucesso de público prestigiando, o baile dos congos contou com uma extensa programação, com início no sábado pela manhã e se encerrou no domingo à noite. Com raízes afro-brasileiras, a Congada é um patrimônio cultural que atravessa gerações desde 1794. Seu enredo, que simboliza o conflito e reconciliação entre cristãos e mouros, emociona o público com o drama do Rei do Congo, o Embaixador de Luanda e a simbólica Batalha de Massangana, finalizada em procissão em homenagem a São Benedito.
Já a programação musical, promovida pela Prefeitura, animou os três dias de festa com apresentações no palco do Centro Cultural da Vila. Na sexta-feira, Rosi Santos e Banda e Roney Alves abriram os trabalhos; no sábado, foi a vez de Swing da Pisadinha e Jack Dias agitar o público; e no domingo, os grupos Mandacaru e Fidura com Quebra Chiquinha encerraram a celebração com muita animação.