Ilhabela dá mais um passo importante rumo à diversificação de sua economia criativa e consolidação como cenário de grandes produções com o lançamento do IlhaCine - Ilhabela Film Commission nesta sexta-feira (18). A iniciativa, idealizada e estruturada pela Prefeitura de Ilhabela sob a liderança do prefeito Toninho Colucci, é uma política pública inédita no município, pensada para
facilitar, coordenar e atrair produções audiovisuais e fotográficas para o arquipélago.
O IlhaCine nasce de um trabalho técnico e estratégico iniciado ainda em 2024, quando Colucci articulou, junto à SPCINE (São Paulo Film Commission), a formatação do modelo ideal para a cidade. Esse movimento culminou com a promulgação da Lei Municipal nº 1.636/2024, que estabeleceu legalmente a estrutura da Film Commission e posicionou Ilhabela como um novo polo de interesse para o setor audiovisual nacional e internacional.
Em 2025, a proposta ganhou corpo com a visita técnica a
quase 100 locações naturais e urbanas do arquipélago, além do envolvimento direto de todas as secretarias municipais e entidades públicas nos ajustes dos trâmites internos e definição dos pontos focais para apoio às filmagens. Com os processos organizados, Ilhabela passou a marcar presença nos principais eventos do setor, consolidando o IlhaCine como uma iniciativa séria, moderna e conectada às melhores práticas do mercado.
A cidade esteve representada no RIO2C, em maio, no Rio de Janeiro – o maior evento de criatividade da América Latina, com mais de 53 mil participantes –, onde integrou reuniões estratégicas e avançou na articulação com a REFIC (Rede de Film Commissions do Brasil). No mês seguinte, Ilhabela foi destaque no 26º FICA – Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, o maior da América Latina, com filmes de 88 países. Durante o festival, a cidade apresentou o “Painel IlhaCine” e exibiu o documentário Sabores da Sobrevivência, dirigido pelo cineasta caiçara André Augusto, projeto viabilizado por meio da Lei Aldir Blanc.
Ilhabela também participou do 4º Fórum SPCINE, evento técnico da São Paulo Film Commission, ao lado de representantes de centros cinematográficos de peso, como Rio, Paris e Cidade do México.
Mais recentemente, marcou presença no São Paulo Hub Audiovisual, iniciativa criada pela secretária de Cultura do Estado de São Paulo, Marília Marton, realizado na FAAP e promovido pela Secretaria de Cultura do Estado em parceria com SEBRAE e BRAVI, onde o IlhaCine fortaleceu sua rede de contatos e apresentou o potencial do arquipélago para novos investimentos e produções.
“Criamos o IlhaCine para posicionar Ilhabela como um destino estratégico para o cinema, a televisão e a publicidade. Temos belezas naturais únicas, uma cultura viva e agora um modelo de governança eficiente para atrair filmagens. Isso significa mais turismo, mais cultura, mais visibilidade e mais empregos para nossa população”, destaca o prefeito Toninho Colucci.
Programação especial de lançamento
O lançamento do IlhaCine será marcado por uma programação cultural especial no Centro Cultural da Vila:
- 17h: Reunião de apresentação do IlhaCine, no Cine Villa Bella & Clube, com participação de convidados;
- 18h: Apresentação da Camerata de Cordas da FUNDACI, com trilhas sonoras de filmes clássicos;
- 18h45: Lançamento oficial do Race Village e do IlhaCine com a presença do prefeito Toninho Colucci;
- 19h: Exibição do documentário Travessia do Atlântico, de Beto Pandiani, no Cine Villa Bella & Clube;
- 20h30: Show musical com Marcelo Totó no Race Village.