Na madrugada de sexta para sábado (18 e 19 de julho), Ilhabela foi testemunha de um dos gestos mais humanos e emocionantes que a medicina pode presenciar: a
doação de órgãos. No Hospital Municipal Governador Mário Covas Júnior, um paciente de 53 anos, com morte encefálica confirmada, teve seus rins captados para transplante — um ato de amor que permitirá uma nova chance de vida para duas pessoas que aguardavam na fila do Sistema Nacional de Transplantes.
O Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, enalteceu o trabalho realizado e destacou o papel do hospital municipal. “Ilhabela tem orgulho da estrutura e da equipe do Hospital Mário Covas. Ver nossa cidade participando de uma ação que salva vidas mostra que estamos no caminho certo: investindo em saúde com responsabilidade, respeito e humanidade. Agradeço imensamente à família do doador e a todos os profissionais envolvidos nesse momento tão delicado”.
A captação foi realizada com sucesso por uma equipe da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em parceria com a equipe do hospital local. Todo o processo seguiu os mais altos padrões técnicos e éticos, sempre com acolhimento e respeito à família do paciente. Vale destacar o apoio do Yacht Club de Ilhabela, que brevemente se prontificou na questão do transporte.
“Para nós, é uma honra sermos parte dessa rede que salva vidas. Tudo isso é possível, graças à visão que o Prefeito Toninho Colucci tem em relação à Saude, com investimentos que melhoram de fato a vida das pessoas”, destacou Henrique Simões, Diretor Administrativo do Hospital.
“A doação de órgãos representa o mais bonito gesto de amor ao próximo. Ver Ilhabela envolvida em uma ação tão nobre é motivo de orgulho e reafirma nosso compromisso com uma saúde pública cada vez mais humana, eficiente e preparada. Seguimos trabalhando para fortalecer nossas equipes, investir em estrutura e garantir que, em momentos tão delicados como esse, o acolhimento e o respeito à vida estejam sempre em primeiro lugar”, afirmou Lúcia Reale, Secretária de Saúde de Ilhabela.
A autorização familiar é essencial para que a doação aconteça. Existem dois tipos de doadores: os vivos (que podem doar parte do fígado, medula ou um dos rins) e os falecidos (pacientes com morte encefálica, como no caso ocorrido em Ilhabela).
A melhor forma de garantir que seu desejo de ser doador seja respeitado é comunicar sua família. Mesmo com a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) trazendo o campo “doador de órgãos”, essa informação ainda não possui validade legal. Por isso, é fundamental conversar com seus entes queridos sobre esse desejo.
Para facilitar esse processo, o Ministério da Saúde lançou a
Autorização Eletrônica para Doação de Órgãos, permitindo que qualquer cidadão manifeste seu desejo online, com segurança e transparência. O cadastro pode ser feito no endereço eletrônico:
www.gov.br/pt-br/servicos/autorizar-doacao-de-orgaos-e-tecidos.
Investimentos em Saúde
Com um investimento histórico de R$ 48,7 milhões, o Prefeito Toninho Colucci iniciou em 2023 a maior obra de ampliação e modernização já realizada no Hospital Municipal Governador Mário Covas Júnior. A proposta é preparar a unidade para oferecer um atendimento médico de excelência pelos próximos 30 anos. A primeira fase foi entregue em 2024, com a inauguração do bloco do Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), que inclui novos consultórios, laboratório, sala de imobilização ortopédica e um tomógrafo de última geração.
Já em março deste ano, Colucci entregou a
nova ala de internação, com 42 leitos e infraestrutura moderna, reforçando o compromisso com uma saúde pública segura, eficiente e humanizada. E em setembro, no aniversário de 220 anos de Ilhabela, será entregue a
nova ala administrativa e de serviços do hospital, consolidando um marco para a saúde da cidade.