No último fim de semana (1º a 3 de agosto), o Mercado do Peixe recebeu o 30º Festival do Camarão – Edição Especial, que marcou o início de uma das festividades gastronômicas mais esperadas pelo público em Ilhabela.
Consolidado como um grande sucesso, o evento
chegou pela primeira vez ao espaço, onde o público pôde saborear pratos com camarões frescos, ouvir música ao vivo e aproveitar o entardecer com uma bela vista para o mar.
Nos boxes do Mercado, além dos pratos prontos oferecidos pelos quiosques, camarões e outros pescados também foram vendidos diretamente da pesca artesanal local, com a possibilidade de preparo na hora ou de retirada para o preparo em casa. A iniciativa tem o objetivo de fortalecer a economia caiçara e valorizar os saberes tradicionais.
Os visitantes apreciaram receitas como
camarões fritos, assados e empanados, bobó e outras opções criativas. Os crustáceos utilizados nas receitas são provenientes das comunidades tradicionais, o que garante os sabores que marcam o festival.
O clima foi embalado por apresentações musicais que animaram as tardes no Mercado do Peixe. Na sexta-feira (1º), quem comandou o som foi o DJ Star. No sábado (2), o DJ Kwest assumiu as pick-ups e, no domingo (3), a banda Pop Music Acústico encerrou o fim de semana com muita animação.
A edição especial no Mercado do Peixe segue durante todos os fins de semana de agosto, de sexta a domingo, das 13h às 18h.
30º Festival do Camarão
Para além das atrações gastronômicas e musicais no Mercado do Peixe, o tradicional Boteco do Camarão e a participação de diversos restaurantes espalhados pela cidade fazem parte da programação principal do festival.
A Prefeitura de Ilhabela, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial (ACEI), realiza a 30ª edição do Festival do Camarão com uma agenda ampliada.
De 1º de agosto a 8 de setembro, os restaurantes participantes servem pratos especiais. Já de 14 a 31 de agosto, de quinta a domingo, o Boteco do Camarão retorna à Praça das Bandeiras, no centro histórico da Vila, por decisão do prefeito Toninho Colucci.
A edição comemorativa de 30 anos propõe uma verdadeira imersão na cultura caiçara, com pratos inéditos, aulas-show com chefs renomados, espaço para produtores locais, atividades culturais e música ambiente.
O cardápio e a lista completa dos restaurantes participantes podem ser consultados na página oficial do evento.
Realizado durante a baixa temporada, o Festival do Camarão se consolida como um importante impulsionador da economia local, que valoriza a cultura tradicional e promove o turismo de forma sustentável.