Criado em 2009, na primeira gestão do prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, o Programa SOS Trabalho, Qualificação Profissional e Alfabetização prepara os moradores de Ilhabela em situação de desemprego com capacitações e cursos que fazem a diferença para a reinserção no mercado de trabalho.
Neste mês, os bolsistas do programa participam de uma imersão de três dias que começou na segunda-feira (11) e prossegue até quarta-feira (13), com foco na melhoria da empregabilidade e fomento ao empreendedorismo.
A primeira parte da ação ocorreu na última segunda-feira (11), na quadra da E.C.M Júlio Cezar Cardeal de Tullio, e contou com instituições parceiras e palestrantes, como a diretora da Ilhabela Escola Técnica (IETEC), Edina Teixeira; a diretora do Fundo Social de Solidariedade, Viviane Lopes Souza; o secretário adjunto de Governo, Maurício Calil e a coordenadora do SOS Trabalho, Maria Helena Cardoso Da Silva.
O programa é uma iniciativa governamental que busca fornecer ocupação, qualificação profissional, alfabetização e renda para moradores de Ilhabela que estão desempregados há mais de seis meses. Atualmente, cerca de 600 bolsistas são beneficiados pela iniciativa.
A participação do bolsista no programa implica a colaboração, em caráter eventual, com a prestação de serviços de interesse do município ou com órgãos públicos da administração pública direta ou indireta, sem vínculo de subordinação. A bolsa não representa vínculo empregatício, pois consiste em um benefício assistencial e de formação profissional.
Além dos benefícios financeiros, os bolsistas do programa participam, obrigatoriamente, de cursos de qualificação ou alfabetização, oferecidos pela Prefeitura de Ilhabela. Destacam-se a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Ilhabela Escola Técnica (IETEC) e o Fundo Social de Solidariedade, que oferecem ao longo do ano uma variedade de cursos profissionalizantes em diversas áreas.
É importante ressaltar que os bolsistas do Programa SOS Trabalho têm prioridade nas vagas disponibilizadas por essas instituições, proporcionando-lhes mais chances de aprimorar suas habilidades e ampliar oportunidades no mercado de trabalho.