Dois projetos desenvolvidos por estudantes e professores da rede municipal foram selecionados para representar Ilhabela na Etapa Estadual da Conferência-Infanto Juvenil, a ser realizada ainda este mês. O evento, que reunirá representantes de escolas públicas e privadas de São Paulo, faz parte dos preparativos para a 6ª Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente com o tema “Vamos transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática” e faz parte do movimento de preparação do país para a Conferência do Clima (COP30), em Belém (PA).
Nesta edição, os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) serão desafiados a refletir sobre as mudanças climáticas e propor soluções para transformar sua realidade local. As propostas selecionadas abordaram questões ambientais a partir de diferentes expressões culturais e sociais, reafirmando o protagonismo juvenil e o compromisso da educação pública com a sustentabilidade. O primeiro projeto de Ilhabela foi com o tema “Transformar para conservar: arte, ciência e sustentabilidade com o lixo escolar”, desenvolvido na Escola Municipal Eva Esperança Silva (Água Branca). O projeto tem como professor orientador Hiuri Macel di Baco.
“É importante que os alunos aprendam desde cedo a cuidar do meio ambiente. O projeto ajuda a entender como o lixo pode ser separado, reaproveitado e transformado em algo útil, como arte e adubo. Assim, os alunos desenvolvem consciência ambiental, criatividade e responsabilidade social”, disse a coordenadora da unidade, Renata Chacon, que comemorou a escolha da proposta.
O segundo projeto selecionado tem como tema “Camarão na Justiça Climática: mitigações para as emergências climáticas”, desenvolvido na Escola Municipal Paulo Renato Costa Souza (Barra Velha). O projeto tem como professora orientadora Melissa Borelli Garcia.
A iniciativa, que integra o núcleo ações pedagógicas do meio ambiente do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola, foi construída ao longo de anos de ações coletivas que valorizam o protagonismo infantil e a conexão com o território.
O evento das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente apresentou o projeto à comunidade e contou com oficinas, visitas técnicas e atividades de campo, reunindo temas como conservação ambiental, observação de aves, análise de água, culinária corrida de orientação, entre outros temas.
“Este projeto é a semente que vem sendo germinada há quase uma década neste território, representando todas as mãos que construíram e constroem a identidade da nossa escola”, destacou a equipe gestora.
O secretário adjunto de Educação, Professor Diego Serena, reforçou a importância do envolvimento dos alunos e professores neste momento de mudanças climáticas e discussões ambientais. “É com imensa satisfação que celebramos a conquista de nossos estudantes e professores de Ilhabela, que tiveram seus projetos reconhecidos entre os melhores do Estado. Abordar as mudanças climáticas e propor soluções para transformar a realidade local demonstra não apenas conhecimento científico, mas também compromisso com a nossa comunidade e com o futuro do planeta. Parabenizo todos os alunos, educadores e equipes envolvidas por essa conquista, que é fruto de dedicação, criatividade e trabalho em equipe. Este reconhecimento reafirma que investir em educação de qualidade é investir em cidadãos conscientes, preparados e capazes de mudar o mundo para melhor", ressalta.