7º Fórum CLIA Brasil: Prefeitura de Ilhabela reforça importância dos cruzeiros para a economia em Ilhabela
A Prefeitura de Ilhabela participou, na última quarta-feira (3/9), do 7º Fórum CLIA Brasil 2025, realizado na sede da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em Brasília-DF. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, reuniu companhias de cruzeiro, autoridades, órgãos e agências reguladoras, além de representantes do trade turístico, para debater os rumos do setor e os desafios da próxima temporada de navios de cruzeiro no país.
A temporada 2025/2026 será impactada pela retirada de dois navios, o que representa cerca de 20% a menos de leitos em comparação com o último período. Essa redução, que atingirá todos os portos brasileiros, decorre de fatores externos à gestão municipal, como taxas, impostos, questões trabalhistas, tributárias e de infraestrutura portuária. Diante desse cenário, municípios, estados, União e armadoras têm se mobilizado para encontrar soluções conjuntas que permitam reverter a situação nos próximos anos.
Representando o prefeito Toninho Colucci, o secretário adjunto de Turismo de Ilhabela, Ricardo Cretella, participou do encontro e reforçou a posição do arquipélago como um dos destinos mais preparados do país para o turismo de cruzeiros.
“Ilhabela faz a sua parte e trabalha ativamente para preparar a cidade para cada temporada. A diversidade de experiências que oferecemos, como praias, trilhas, cachoeiras, city tours, mergulho, passeios náuticos, gastronomia e compras, fazem do arquipélago um destino único. Além disso, a proximidade entre os atrativos e o ponto de desembarque reforça a qualidade da infraestrutura oferecida”, afirmou Cretella.
Até o momento, Ilhabela tem cerca de 50 escalas confirmadas para a temporada 2025/2026, número que ainda pode crescer com a inclusão de novas paradas. A Prefeitura já está em fase avançada de planejamento e organização para garantir que a cidade esteja preparada para receber os visitantes.
Para o prefeito Toninho Colucci, mesmo diante da retração nacional, o cenário para o município continua animador. “Mesmo com a diminuição de navios no Brasil, a temporada de cruzeiros em Ilhabela é fundamental para a economia local. Além de gerar emprego e renda para muitas famílias, promove nosso destino para o Brasil e o mundo. Por isso, seguimos em diálogo constante com as companhias e os agentes do setor, para fortalecer ainda mais esse segmento”, concluiu.