Durante a feira, a cidade lançou a Mar.IA, nova guia virtual de Ilhabela. A ferramenta, integrada ao WhatsApp, site e aplicativo, oferece informações turísticas, roteiros, serviços e experiências em tempo real, tornando a jornada do visitante mais prática, interativa e personalizada.
A presença em Buenos Aires reforçou a importância estratégica do mercado argentino, um dos mais fiéis ao arquipélago. Muitos visitantes conhecem Ilhabela por meio de cruzeiros e retornam em viagens mais longas para aproveitar toda a diversidade do destino.
“O mercado argentino é fundamental para o turismo de Ilhabela e, por isso, fazemos questão de estar presentes na FIT. A cada ano ampliamos nossas conexões, mostramos nossa diversidade de experiências e reforçamos que somos um destino preparado para receber visitantes durante todo o ano”, afirmou o prefeito Toninho Colucci.
O prefeito destacou ainda o impacto da participação internacional para a economia local. “O turismo é a principal vocação de Ilhabela e a FIT abre portas importantes para atrairmos mais visitantes, gerar empregos e movimentar nossa economia. É um investimento estratégico que fortalece a marca Ilhabela em toda a América Latina”.
Já o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Harry Finger, ressaltou a força do mercado argentino e a demanda crescente por destinos de natureza. “O mercado argentino está superaquecido. Tivemos reuniões importantes não só com o Governo do Estado, mas também com a administração do Aeroporto de São José dos Campos e com a Secretária de Turismo de Buenos Aires, que nos informou que o número de passageiros de Buenos Aires para São Paulo dobrou em relação ao ano passado. Também conversamos com a Sky Airline e a Aerolíneas Argentinas, convidando-as para uma viagem de experiência em Ilhabela, pois acreditamos que, vivenciando de perto nossas experiências, elas vão ampliar a promoção do destino”.
A participação de Ilhabela na FIT 2025 confirmou a força do arquipélago para o público argentino. Com visibilidade ampliada e novos contatos estratégicos, o destino encerrou sua participação na feira com resultados positivos e expectativas de ampliar ainda mais sua presença no turismo sul-americano.