A Secretaria de Educação de Ilhabela concluiu, nesta semana, o ciclo de escuta com os Auxiliares de Primeira Infância (APIs) da rede municipal.
Ao todo, 17 unidades escolares foram visitadas e quase 300 profissionais tiveram a oportunidade de apresentar sugestões, relatar desafios do cotidiano e contribuir com propostas para aprimorar o atendimento às crianças.
Com o encerramento dessa etapa, a Secretaria de Educação inicia agora a formação da Comissão dos Auxiliares de Primeira Infância, com o objetivo de promover o diálogo permanente e a participação ativa dos servidores da Educação Infantil.
A criação da Comissão integra um conjunto de ações voltadas à valorização dos profissionais e ao fortalecimento da escuta ativa nas escolas municipais. Em encontros anteriores, os APIs já haviam participado de reuniões temáticas sobre práticas pedagógicas, condições de trabalho e melhorias necessárias para o atendimento à primeira infância.
De acordo com a proposta, a Comissão será composta por um representante de cada escola municipal, além de integrantes do Departamento de Recursos Humanos, da Assessoria Jurídica da Secretaria de Educação e do IlhabelaPrev. O grupo ficará responsável por sistematizar as principais demandas da categoria e propor encaminhamentos concretos para avançar em condições de trabalho, formação continuada e organização do ambiente escolar.
Para o secretário de Educação, Fábio Merlin, a iniciativa reforça o compromisso da gestão com políticas mais participativas e alinhadas à realidade das unidades. “Queremos construir políticas mais justas e eficazes, baseadas na escuta e na participação de quem vive o dia a dia das nossas escolas. Os Auxiliares de Primeira Infância têm um papel essencial no desenvolvimento das crianças, e o diálogo com eles é fundamental para aprimorarmos nosso trabalho”, destacou o secretário.
Com a nova Comissão, a Secretaria de Educação busca consolidar um canal permanente de diálogo, fortalecer o protagonismo dos profissionais e garantir avanços estruturais na Educação Infantil do município.