A agente Raquel de Santana e o supervisor de empreendedorismo Matheus Augusto Teles, ambos do Posto Sebrae Aqui de Ilhabela, participaram, na última segunda-feira (24), do Encontro Estadual de Agentes e Gestores Sebrae Aqui 2025, realizado na cidade de Campinas.
O evento teve como foco a articulação de estratégias de desenvolvimento econômico e empreendedorismo nos municípios e promoveu a troca de experiências entre os agentes, com a divulgação de casos bem-sucedidos em todas as regiões do estado de São Paulo.
Para Matheus Augusto, o encontro representou um momento de aprendizado, integração e planejamento, capaz de fortalecer ainda mais as ações de atendimento, inovação e desenvolvimento dos pequenos negócios.
“Como balanço do encontro, ficam todos os ensinamentos dos colegas de outras cidades e a confiança renovada de que seguimos comprometidos em levar mais qualificação, oportunidades e soluções para os empreendedores de Ilhabela”, ressaltou.
Resultados de 2025
Até o mês de novembro de 2025, o Posto Sebrae Aqui de Ilhabela realizou aproximadamente 2 mil atendimentos. Desse total, mais da metade foram para empreendedores que já possuíam empresas formalizadas e que buscaram melhorias de gestão, marketing e processos mais eficientes e modernos.
Nesse período, o Posto Sebrae Aqui de Ilhabela formou 15 turmas presenciais e gratuitas, com a qualificação de cerca de 280 empresários e empreendedores para a gestão de negócios, além de mais de 30 turmas on-line voltadas para vendas pela internet e início em marketplaces do Mercado Livre, Shopee e Shein.
No meio digital, o posto ainda disponibilizou plataformas para cursos on-line gratuitos com mais de 300 cursos de empreendedorismo, planejamento, marketing, vendas, finanças e muito mais.
Entre os servidores públicos municipais de Ilhabela, a instituição formou duas turmas por meio do Programa Cidade Empreendedora, com foco em liderança e elaboração de projetos para captação de recursos.
Posto Sebrae Aqui
O Posto Sebrae Aqui de Ilhabela é ligado à secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e tem como missão apoiar o empreendedor local e oferecer orientação e capacitação para quem deseja abrir ou melhorar um negócio com as melhores práticas de gestão e mercado.