A Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci) inaugura, nesta sexta-feira (5), a partir das 19h, a 13ª Exposição de Encerramento do Ano das Oficinas de Arte e Artesanato, que reunirá produções das turmas de Desenho, Pintura e Gravura, e de Mosaico. A mostra ficará aberta ao público até 4 de janeiro de 2026, no Museu Waldemar Belisário, na Vila.
A exposição marca a conclusão de mais um ciclo de formação artística e evidencia o compromisso da Fundaci com o desenvolvimento cultural no município, a partir do incentivo à criatividade e à expressão.
Oficina de Mosaico
A exposição apresenta mais de 80 trabalhos em mosaico, produzidos ao longo de 2025 nos diferentes ateliês da fundação, espalhados pelos espaços culturais de Ilhabela. As peças mostram o cuidado, a sensibilidade e a dedicação dos alunos que, durante o ano, exploraram técnicas, composições e possibilidades estéticas, sob orientação da professora Gicelia Marques.
Oficina de Desenho, Pintura e Gravura
As obras, apresentadas pelos alunos do professor Gabriel Daher, revelam a força transformadora da arte na formação cultural do município.
A mostra traz reflexões sobre processos de aprendizagem, experimentação e expressão individual, com destaque para o desenvolvimento artístico e técnico conquistado nas oficinas.
Sobre os professores
Gicelia Marques iniciou sua trajetória como arte-educadora em 2003, na rede municipal de ensino de Uberlândia (MG), após se formar em Artes Visuais – Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Lecionou arte e inglês em Santa Catarina e, em Ilhabela, atuou na rede municipal por meio da Secretaria de Educação antes de ingressar na Fundaci, em 2013, como servidora efetiva.
Nas Oficinas de Arte e Artesanato, ministrou aulas de papietagem, xilogravura e desenho. Ela encontrou nas Oficinas de Mosaico sua principal área de atuação e segue se dedicando ao seu trabalho com sensibilidade e excelência.
Gabriel Daher é arte-educador com trajetória marcada por práticas pedagógicas inovadoras no campo das artes visuais. Bacharel em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes e licenciado em Artes com Ênfase em Audiovisual e Novas Mídias pela Universidade Anhembi Morumbi, reúne formação sólida e atuação direcionada ao impacto social.
Com 18 anos de experiência, defende o ateliê como espaço de pesquisa e aprendizado transdisciplinar, desenvolve materiais pedagógicos e conduz projetos voltados à inclusão por meio da arte. Na Fundaci, ministra oficinas de desenho, pintura e gravura, que ampliam o acesso à formação artística no município e inspiram alunos de todas as idades.