A partir da próxima segunda-feira (15), gestantes com 28 semanas de gestação ou mais passam a ter acesso à vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em todas as Unidades Básicas de Saúde de Ilhabela. O imunizante é fundamental para prevenir infecções graves em bebês menores de seis meses, oferecendo proteção imediata logo após o nascimento.
O VSR é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% das pneumonias em crianças menores de dois anos, sendo uma das principais causas de hospitalização nessa faixa etária. A proteção ocorre por meio da transferência de anticorpos da mãe para o bebê. A dose é única e deve ser aplicada a cada nova gestação, sem restrição de idade para a gestante.
Para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identificação, caderneta da gestante e comprovante de 28 semanas de gestação.
Com a chegada das doses – que na rede privada podem custar até R$ 1,5 mil – a Prefeitura de Ilhabela reforça também a importância de que as gestantes mantenham o esquema vacinal atualizado, incluindo os imunizantes contra gripe (influenza) e covid-19, que podem ser aplicados simultaneamente ao da VSR.
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação materna apresentou eficácia de 81,8% na prevenção de formas graves de doenças respiratórias causadas pelo VSR nos primeiros 90 dias de vida do bebê, reforçando a segurança e a relevância da proteção.