Entre sábado (17) e terça-feira (20), Ilhabela recebe três navios de cruzeiro com cerca de 12 mil passageiros e tripulantes das operadoras MSC e Costa Cruzeiros. A cidade é destino frequente das embarcações e oferece uma ampla gama de atividades turísticas em meio à natureza, paisagens deslumbrantes e ambiente acolhedor logo no desembarque.
Ao descerem dos navios, os visitantes são recepcionados na Vila, centro histórico da cidade, com seu casario colonial e diversidade de restaurantes, lojas e cafés. Já o receptivo turístico, formado por agências e profissionais liberais, oferece uma ampla rede de passeios e atividades que incluem conjuntos de cachoeiras de águas transparentes, praias paradisíacas e mergulhos de cilindro.
A chegada do primeiro grupo ocorre neste sábado (17), com o Costa Favolosa. No domingo (18), é a vez do MSC Fantasia. Juntos, eles possuem cerca de 7,7 mil passageiros e mais de 2,7 mil tripulantes. Ambos possuem turistas majoritariamente argentinos, o que contribui para a projeção internacional do turismo de Ilhabela.
Na terça-feira (20), a cidade recebe o último navio da semana, o MSC Sinfonia, com seus 2,5 mil passageiros de nacionalidade brasileira.
Economia aquecida
De acordo com a estimativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ilhabela, as paradas dos navios na cidade devem injetar cerca de R$ 80 milhões na economia local até abril de 2026, valor que beneficia diretamente restaurantes, bares, comércio, guias de turismo, transportes, passeios e serviços em geral.
Com localização estratégica no Litoral Norte de São Paulo, além de atrativos naturais e culturais próximos ao ponto de desembarque, Ilhabela reforça sua posição como um dos principais destinos de cruzeiros do Brasil.
Aos visitantes, a cidade oferece experiências como passeios de jipe, mergulho, trilhas, cachoeiras, praias paradisíacas e uma rica cena gastronômica e cultural, que inclui aspectos dos ciclos históricos da cana-de-açúcar e do café, além das comunidades tradicionais caiçaras do arquipélago.