Entre segunda (9) e sexta-feira (13), Ilhabela deve receber cerca de 11 mil passageiros e tripulantes de três navios de cruzeiro das operadoras MSC, Costa Cruzeiros e Silversea Cruises.
Os visitantes desembarcam na Vila, centro histórico da cidade, e passam pelo receptivo turístico que oferece uma ampla gama de atividades e passeios em praias e cachoeiras de toda a cidade. Aqueles que preferem passear por conta própria têm à disposição bares, restaurantes e cafés logo que chegam à cidade.
O primeiro navio a desembarcar é o Silver Whisper, na segunda-feira (9), com maioria de turistas de nacionalidade norte-americana. A embarcação de alto luxo possui cerca de 350 passageiros e oferece uma experiência intimista de “hotel boutique”, com uma das maiores proporções de tripulantes por passageiros da indústria de cruzeiros. Para cada três hóspedes a bordo, o Silver Whisper conta com cerca de dois tripulantes. O interior do navio traz uma variedade de restaurantes e lounges, além de deck com piscina, spa, áreas externas, cassino, teatro, salão de jogos e biblioteca.
Na quinta-feira (12), é a vez do Costa Favolosa, seguido do MSC Fantasia na sexta-feira (13). Em conjunto, eles possuem cerca de 7,7 mil passageiros e mais de 2,7 mil tripulantes.
Até abril de 2026, as paradas dos navios na cidade devem injetar cerca de R$ 80 milhões na economia local, valor que beneficia diretamente restaurantes, bares, comércio, guias turísticos, transportes, passeios e serviços em geral.
Com localização estratégica no Litoral Norte de São Paulo, além de atrativos naturais e culturais próximos ao ponto de desembarque, Ilhabela reforça sua posição como um dos principais destinos de cruzeiros do Brasil.
Aos visitantes, a cidade oferece experiências como passeios de jipe, mergulho, trilhas, cachoeiras, praias paradisíacas e uma rica cena gastronômica e cultural, que inclui aspectos históricos dos ciclos da cana-de-açúcar e do café, além das comunidades tradicionais caiçaras do arquipélago.









