Transformar Ilhabela em uma cidade cada vez mais sustentável, com ações de informação e conscientização ambiental a todos, foi o objetivo da segunda edição do Conexão Sustentável, evento promovido pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, entre os dias 23 e 25 de junho, no Centro Cultural da Vila.
Participaram das ações mais de 220 alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino entre 4 e 12 anos de idade. A programação especial contou com exposições, palestras, oficinas, atividades educativas e exibições de filmes voltadas à educação ambiental.
As atividades buscaram aproximar a população de temas relacionados à preservação da natureza, biodiversidade, saúde pública e sustentabilidade por meio de experiências educativas e interativas.
Participaram das ações importantes instituições e parceiros, entre eles o VIVA Instituto Verde Azul, o Projeto Baleia Jubarte, o Parque Estadual de Ilhabela, a Área de Soltura Monitorada Cambaquara (ASM Cambaquara), o coletivo Tiribelas, a Neoenergia Elektro, a Caruso e a Secretaria Municipal de Saúde.
Entre os dias 23 e 24 de junho, o público pôde conferir a Exposição VIVA – Instituto Verde Azul e também a exposição educativa sobre dengue promovida pela Secretaria de Saúde com informações sobre prevenção, combate ao mosquito Aedes aegypti e a importância do armazenamento correto da água para evitar criadouros.
Também no dia 23 de junho, a programação contou com a palestra sobre serpentes ministrada por Murilo Wolf, da Associação de Guias e Monitores de Ilhabela, trazendo informações sobre a fauna local, conservação e convivência segura com esses animais. Já no dia 24 de junho, também foram realizadas oficinas do Projeto Baleia Jubarte.
No encerramento do Conexão Sustentável em 25 de junho, crianças e jovens de cinco a 12 anos puderam participar da Oficina de Binóculos e Passarinhada, além de exposições do VIVA Instituto Verde Azul, Parque Estadual de Ilhabela e ASM Cambaquara.
Ainda no dia 25 de junho, a programação contou com as atividades "Praias e Ambiente Marinho", desenvolvidas pela Caruso em parceria com a Neoenergia Elektro, com estudantes a partir de sete anos.
Encerrando a programação do Conexão Sustentável, o Cine Villa Bella & Clube exibiu o documentário “Oceano com David Attenborough”. A produção apresentou imagens inéditas dos oceanos e convidou o público a refletir sobre a importância da conservação dos ecossistemas marinhos e dos impactos das ações humanas sobre a vida no planeta.
Durante todos os dias do evento, o Viveiro Municipal Aroeira também distribuiu mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, além de fazer parte das rodas de conversa e exposições sobre a biodiversidade da cidade.