Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Ilhabela e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Siga-nos
Notícias
JUN
26
26 JUN 2026
MEIO AMBIENTE
Segunda edição do Conexão Sustentável reúne mais de 220 estudantes em ações educativas de conscientização ambiental
receba notícias
Transformar Ilhabela em uma cidade cada vez mais sustentável, com ações de informação e conscientização ambiental a todos, foi o objetivo da segunda edição do Conexão Sustentável, evento promovido pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, entre os dias 23 e 25 de junho, no Centro Cultural da Vila.

Participaram das ações mais de 220 alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino entre 4 e 12 anos de idade. A programação especial contou com exposições, palestras, oficinas, atividades educativas e exibições de filmes voltadas à educação ambiental.
As atividades buscaram aproximar a população de temas relacionados à preservação da natureza, biodiversidade, saúde pública e sustentabilidade por meio de experiências educativas e interativas.

Participaram das ações importantes instituições e parceiros, entre eles o VIVA Instituto Verde Azul, o Projeto Baleia Jubarte, o Parque Estadual de Ilhabela, a Área de Soltura Monitorada Cambaquara (ASM Cambaquara), o coletivo Tiribelas, a Neoenergia Elektro, a Caruso e a Secretaria Municipal de Saúde.

Entre os dias 23 e 24 de junho, o público pôde conferir a Exposição VIVA – Instituto Verde Azul e também a exposição educativa sobre dengue promovida pela Secretaria de Saúde com informações sobre prevenção, combate ao mosquito Aedes aegypti e a importância do armazenamento correto da água para evitar criadouros.

Também no dia 23 de junho, a programação contou com a palestra sobre serpentes ministrada por Murilo Wolf, da Associação de Guias e Monitores de Ilhabela, trazendo informações sobre a fauna local, conservação e convivência segura com esses animais. Já no dia 24 de junho, também foram realizadas oficinas do Projeto Baleia Jubarte.

No encerramento do Conexão Sustentável em 25 de junho, crianças e jovens de cinco a 12 anos puderam participar da Oficina de Binóculos e Passarinhada, além de exposições do VIVA Instituto Verde Azul, Parque Estadual de Ilhabela e ASM Cambaquara.

Ainda no dia 25 de junho, a programação contou com as atividades "Praias e Ambiente Marinho", desenvolvidas pela Caruso em parceria com a Neoenergia Elektro, com estudantes a partir de sete anos.

Encerrando a programação do Conexão Sustentável, o Cine Villa Bella & Clube exibiu o documentário “Oceano com David Attenborough”. A produção apresentou imagens inéditas dos oceanos e convidou o público a refletir sobre a importância da conservação dos ecossistemas marinhos e dos impactos das ações humanas sobre a vida no planeta.

Durante todos os dias do evento, o Viveiro Municipal Aroeira também distribuiu mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, além de fazer parte das rodas de conversa e exposições sobre a biodiversidade da cidade.
 
Seta