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18
18 DEZ 2019
EDUCAÇÃO
Alunos do arquipélago participam de projeto sobre motricidade
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Foto: Divulgação/E.E. Água Branca Durante o mês novembro, as turmas de 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Bairro Água Branca, realizaram atividades na Escola Municipal Iracema Franca Lopes Correa, com a temática Motricidade, envolvendo os alunos do pré-escolar (de 5 a 6 anos), novamente criando parceria como Leia mais
Foto: Divulgação/E.E. Água Branca Durante o mês novembro, as turmas de 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Bairro Água Branca, realizaram atividades na Escola Municipal Iracema Franca Lopes Correa, com a temática Motricidade, envolvendo os alunos do pré-escolar (de 5 a 6 anos), novamente criando parceria como as Escolas Municipais de Ilhabela, desta vez abordando o Currículo de Educação Física. O objetivo foi promover uma aprendizagem entre os alunos das duas escolas, sendo de um lado o Ensino Médio aprendendo/desenvolvendo a responsabilidade e importância de se trabalhar estas atividades para o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças, além de contribuir para os Projetos de Vida destes alunos. A aluna, Stela Maciel de Almeida, relatou a experiência “Aprendemos conceitos e práticas que podem ser usados em nossas vidas futuras pessoais e profissionais”. O outro lado os alunos do pré-escolar aprendendo/desenvolvendo as habilidades motoras e psicomotoras, sendo abordado um dos quatro períodos de aprendizagem motora com referência em Piaget. Dentre as atividades realizadas puderam vivenciar o “túnel gigante” com o bambolê, que ludicamente trabalha a capacidade de flexibilidade; e “corre-cutia”, que desenvolve a resistência aeróbica, melhorando a articulação sanguínea e o volume de oxigênio. A escola agradece a todos os envolvidos: alunos da Iracema F.L. Correa, alunos da escola Bairro Água Branca e ao professor Jailson. Fique Sabendo: Motricidade Infantil de acordo com PIAGET (Jean, 1896-1980) o desenvolvimento cognitivo das crianças ocorre em 4 fases: 1ª Sensório motor (até os 2 anos), 2ª Pré operacional (dos 2 aos 7 anos), 3ª Operatório concreto dos 8 aos 11 anos, e 4ª Operatório formal a partir dos 12 anos. Na escola o professor deve provocar o desequilíbrio na mente do aluno para que ele, buscando então o equilíbrio, tenha a oportunidade de agir e interagir. A motricidade é um fator importante na vida de todos os seres e isso, se não for trabalhado corretamente, pode acarretar riscos reais para o desenvolvimento continuo dos indivíduos. Com as brincadeiras as crianças tendem a serem indivíduos mais ativos, tanto na escola quanto na vida fora dela, pois quando as crianças são participativas notam-se melhoras nos aspectos motores e sociais.