A primeira biblioteca de Ilhabela foi criada em 1976, por Iracema Lopes Corrêa com aproximadamente 2000 exemplares. Em 1980, foi oficialmente fundada a Biblioteca Pública Municipal de Ilhabela, através da Lei Municipal nº 75, na Rua do Meio. Em 1988, a Biblioteca ganhou um novo espaço, passando a se instalar no piso superior do prédio situado na Rua Dr. Carvalho, 234. Mudou-se novamente em 1999 para o piso térreo no mesmo prédio onde a área física era maior e dispunha de melhor infraestrutura. Em dezembro de 2016 foi finalmente para novo endereço, localizada na Rua da Padroeira, antigo prédio da Escola Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos, lugar que ocupa atualmente junto do Centro Cultural da Vila. Hoje possuímos além da unidade inicial mais quatro unidades, bem localizadas e com fácil acesso nos bairros Barra Velha, Itaquanduba, Praia Grande e Ponta Azeda.
As Bibliotecas têm como objetivo facilitar o acesso à cultura, a informação e ao lazer. Enquanto centro de informações e formação, proporcionam acesso ao conhecimento de forma universal a todos os membros de sua comunidade. Garantem o direito à cidadania no acesso à informação, constituindo-se ainda em núcleo sociocultural, apoiando a criação, o acesso e a preservação do patrimônio histórico e cultural para as futuras gerações.
Seu acervo soma mais de 47 mil obras cadastradas entre livros, gibis, DVDs, CDs, mapas e periódicos. Todas as unidades são equipadas de computadores com acesso à internet, área infantil, mesas para leitura, ar condicionado, acervo infantil e adulto organizado, programações culturais e ações de incentivo à leitura durante o ano todo.
O horário de funcionamento é das 8h30 às 17h30 de segunda à sexta-feira. Para a retirada de livros e uso da internet é necessário realizar cadastro. O interessado deverá trazer o RG original, comprovante de residência no município em seu nome e preencher ficha.
Clique aqui para acessar o Catálogo On-Line de nossas Bibliotecas.