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Carta de Serviços
Atualizado em: 15/06/2025 às 10h15
Serviço
Passe Escolar

Objetivo

Conceder Passe Escolar aos alunos da rede pública Municipal (Ensino Fundamental e EJA) e Estadual (ETEC e Ensino Médio).

Princípio básico

Lei Municipal Nº 881, DE 29/12/1999 e suas alterações.

Saiba mais

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Serviço para:
CIDADÃO
Formas de Solicitação
Telefone Presencial

PRESENCIAL
TELEFONE
Documentação

Alunos da Rede Estadual (Ensino Médio):

  • Cópia do RG e CPF;
  • Comprovante de endereço (água, luz ou telefone fixo), com no máximo 90 dias, contados a partir da data de emissão.

Alunos da Rede Municipal (Ensino Fundamental e EJA) e ETEC:

  • Cópia do RG e CPF;
  • Comprovante de endereço (água, luz ou telefone fixo) de até 90 dias, contados a partir da data emissão.
Caso o comprovante não esteja em nome do aluno ou responsável legal (no caso de menor), os documentos serão aceitos quando acompanhados de:
  • Cópia do contrato de locação;
  • Declaração do titular ou proprietário com autenticação em cartório;
  • Declaração do aluno ou responsável legal (no caso de menor) com assinatura de 02 (duas) testemunhas e reconhecido em cartório.
Custos
Sem custo, exceto em caso de 2ª via do cartão.
Etapas do Serviço

Procedimento

Alunos da Rede Estadual (Ensino Médio): 

Os responsáveis deverão comparecer à Unidade Escolar Estadual munidos dos documentos, aguardar a autorização da Diretoria de Ensino de Caraguatatuba via Secretaria Escolar Digital (SED) e ,após retorno positivo, comparecer na empresa de ônibus para solicitação e liberação do passe.


Alunos da Rede Municipal (Ensino Fundamental e EJA) e ETEC:

Os responsáveis deverão ir até a Unidade Escolar Municipal munidos dos documentos e aguardar a liberação para comparecer na empresa de ônibus.

Tramitação do processo

Alunos da Rede Estadual (Ensino Médio):

  1. Entrega dos documentos na Unidade Escolar;
  2. A Unidade inclui o aluno na Secretaria Escolar Digital (SED);
  3. O aluno será analisado e homologado (aceito) ou rejeitado pela Diretoria de Ensino,
  4. Em caso de homologação, a escola envia os dados do aluno para a Secretaria Municipal de Educação;
  5. A Secretaria Municipal de Educação envia para a empresa de ônibus a relação dos alunos aptos a solicitar a liberação;
  6. A empresa de ônibus realiza o cadastro, confecciona ou atualiza o cartão estudante e retorna para a Secretaria de Educação os alunos que já estão com o Passe Escolar/Cartão Estudante;
  7. A Secretaria de Educação insere os créditos equivalentes ao mês e adiciona o aluno à lista de recarga mensal.


Alunos da Rede Municipal (Ensino Fundamental e EJA) e ETEC:

  1. Entrega dos documentos na Unidade Escolar;
  2. A Unidade envia os dados do aluno para a Secretaria Municipal de Educação;
  3. A Secretaria Municipal de Educação envia para a empresa de ônibus a relação dos alunos aptos a solicitar a liberação;
  4. A empresa de ônibus realiza o cadastro, confecciona ou atualiza o cartão estudante e retorna para a Secretaria de Educação os alunos que já estão com o Passe Escolar/Cartão Estudante;
  5. A Secretaria de Educação insere os créditos equivalentes ao mês e adiciona o aluno à lista de recarga mensal.
Prazo para Atendimento
Após entrega da documentação correta, o prazo para a liberação do cartão na empresa de ônibus é de até 24 horas.

Após o aluno estar em posse do Passe Escolar/Cartão Estudante, os créditos para o uso estarão disponíveis em até 48 horas.
Forma de Acompanhamento
Todas as dúvidas e o acompanhamento podem ser solicitados junto à Unidade Escolar Municipal ou Estadual, Secretaria Municipal de Educação e pela empresa de ônibus.

Secretaria Municipal de Educação
Telefone:
 (12) 3896-9120
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 08h às 17h30
Local: Av São João, 277 – Perequê – Ilhabela, SP (departamento administrativo e financeiro)

Empresa Expresso Fênix
Telefone: 
(12) 3895-4252
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 08h30 às 17h30
Endereço: Avenida Tiradentes, 124 – Barra Velha – Ilhabela, SP (setor de Vale Transporte)
Observações
Atenção: os cartões estudantes vencem no dia 31/12 de cada ano.

No início de cada ano, o responsável de alunos que precisam do passe deverá solicitar a atualização junto à escola

A atualização/recadastro dos cartões dos alunos que já fazem o uso do Passe Escolar é anual e todos os documentos devem ser apresentados novamente para atualização.

Os alunos que deixarem de fazer o recadastro para o ano corrente não receberão os créditos. O sistema permitirá apenas a recarga dos cartões atualizados. Portanto, é de extrema importância se atentar à data, pois isso contribui para a eficiência da atualização, além de garantir a passagem para ir à escola.

Alunos que já possuem cartão, inclusive o comum, devem levá-lo quando realizarem a solicitação do Passe, que será unificado no mesmo cartão.

O uso indevido, assim como o empréstimo e perda do cartão implicará em assinar uma advertência e realizar a 2ª via do cartão com uma taxa de R$30,00 (trinta reais).

Nos períodos de recesso, o Cartão Estudante (valor de meia passagem) é bloqueado para o uso, mas o cartão que conta com valores da passagem normal (inteira) não será prejudicado.

A recarga dos créditos é mensal e automática.

Para qualquer dúvida ou problema com a recarga, recomenda-se o contato inicial com a unidade escolar.
Serviço relacionado a secretaria:
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação
Lídia Lúcia Sarmento de Lima
ATENDIMENTO:
10:00 às 17:00
ENDEREÇO:
Av. São João, 277, Perequê, Ilhabela - SP, 11633-036