Vinte alunos participaram, esta semana, do curso de Introdução ao Método Construtivo Light Steel Frame e Montagem Básica, oferecido pela Ilhabela Escola Técnica – IETEC, em parceria com o Grupo + Engenharia e Projetos.
Voltado, principalmente, para profissionais de construção civil, montadores e pequenas empresas de drywall, empreiteiros, funcionários de construtoras, arquitetos e engenheiros, o curso teve carga horária de 24 horas e ensinou um método inovador de construção.
De acordo com o vice-prefeito, João Pedro Reale Colucci, o Light Steel Frame, que utiliza estruturas de aço ao invés de cimento e tijolos, já é uma realidade em Ilhabela, tendo sido empregado na construção da própria IETEC, obra que foi feita em apenas seis meses, e está sendo usado na obra da nova UBS do Alto da Barra Velha, que duplicará a capacidade de atendimentos no bairro e contará com uma estrutura moderna. “A Prefeitura está investindo na qualificação da mão de obra dos moradores de Ilhabela”, ressaltou.
De acordo com o professor do curso, Pablo Wellington de Souza Ferreira Cordeiro, Ilhabela quase não tem mão de obra qualificada nesse método construtivo, que é muito interessante em razão da agilidade, precisão, versatilidade e baixo impacto ambiental. “Esse método é muito utilizado em outros países há anos e está em crescimento no Brasil. Com ele temos uma obra rápida, de qualidade superior e acessível, com o uso de estruturas metálicas, placas industrializadas. E os alunos vão sair daqui com empregos garantidos”, destacou.
“Para mim foi uma grande experiência. Aprendi coisas novas e espero usá-las bastante na minha vida profissional. É muito rápido, a construção fica pronta muito rápido mesmo”, disse o aluno Vicente de Paula Souza, empreiteiro há mais de 20 anos em Ilhabela.
A aluna Luciana Marques, que trabalha com gerenciamento de obras, também está satisfeita. “Foi uma experiência muito incrível saber como funciona esse método. Vai ajudar muito na construção e trazer muitos benefícios para a cidade”, acrescentou.
O aluno Islan Jesus concorda com seus colegas. “É muito difícil encontrar um curso desse, gratuito, e a Prefeitura de Ilhabela está nos oferecendo isso. Creio que vai ser bem útil para o meu futuro profissional”, finalizou.