Na batalha contra a dengue, a Escola Municipal Benedita Salinas de Ilhabela promoveu uma ação de conscientização entre professores, alunos e moradores do bairro Barra Velha nesta quinta-feira (14). As crianças da fase 2 deram uma volta no quarteirão ao som de músicas educativas sobre o tema, distribuíram folhetos e orientaram cidadãos sobre as medidas preventivas da proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Como agentes multiplicadores de informações, as crianças absorvem o conteúdo e levam para suas casas, atingindo pais e responsáveis. “Os pequenos têm mais facilidade de aprenderem e multiplicarem esses saberes aos seus responsáveis, o que faz deles peças importantes no combate contra dengue”, ressaltou a coordenadora pedagógica da unidade, Patrícia de Paula Toselli.
Ao alertar e conscientizar os moradores sobre os perigos da dengue, os alunos não apenas transmitem informações, mas também acendem uma chama de responsabilidade comunitária. “Além deles gostarem de participar dessas ações, é de suma importância que a escola continue ensinando sobre a dengue, para que nossas crianças reforcem nas suas casas os cuidados que devemos ter”, disse Luana Veloso, mãe do aluno Rafael Veloso, da 2ª fase.