08 MAI 2024
CULTURA
Ilhabela recebe exibições gratuitas de filmes no espaço “Na Subida do Morro é Diferente”
O espaço “Na Subida do Morro é Diferente” promove três sessões de filmes gratuitas nos dias 9, 16 e 23 de maio. O evento tem como intuito oferecer não apenas entretenimento, mas também representa uma oportunidade de vivenciar o cinema de forma inclusiva e enriquecedora.

Todos os filmes serão apresentados com interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Após cada exibição, será realizada uma roda de conversa mediada pelas curadoras Kerstin Ruas e Melissa Borges, acompanhadas também por um intérprete de Libras.

Na quinta-feira (9), às 19h, será exibido o documentário “Surdes”, que narra a inspiradora jornada de seis influenciadores surdos, revelando estratégias criativas para ocupar espaços em um mundo muitas vezes desafiador.

Além disso, será promovida uma sessão especial dedicada ao público infantil, com os filmes “Teo, o menino azul”, “Sobre amizade e bicicletas” e “Meu nome é Maalum”, que abordam temas como superação, amizade, inclusão e orgulho da ancestralidade. As exibições estão marcadas para a partir das 18h do dia 16.

Na Praia do Perequê, no dia 23 às 19h, será exibido o documentário “Corpos invisíveis”. O longa destaca a luta das mulheres negras em afirmar suas identidades e experiências em uma sociedade que muitas vezes as invisibiliza. Em seguida, a praia recebe a apresentação dos DJs Kost e Naja, além da presença de artesãos.

Maíra Paschoal, produtora executiva do projeto “Na Subida do Morro é Diferente”, destaca a importância do evento. “Estamos muito felizes em poder oferecer esse ciclo de exibições acessíveis e inclusivas, que contribuem para a diversidade cultural e a promoção da igualdade”.

Sobre “Na Subida do Morro é Diferente”

Desde 2015, “Na Subida do Morro é Diferente” é reconhecido como um espaço cultural de destaque em Ilhabela, oferecendo uma programação diversificada e gratuita no bairro da Barra Velha. O espaço busca preencher lacunas culturais, garantindo acesso à arte e cultura para todos, independente de recursos disponíveis.

Quinta-feira (9/5)

19h – Exibição do documentário “Surdes”
Local: Rua Virgilio Basílio da Silva, nº 122, Barra Velha.

Quinta-feira (16/5)

18h – Sessão infantil, apresentando os filmes “Teo, o menino azul”, “Sobre amizade e bicicletas” e “Meu nome é Maalum”.
Local: Rua Virgilio Basílio da Silva, nº 122, Barra Velha.

Quinta-feira (23/5)

19h – Exibição do documentário “Corpos invisíveis”
Local: Praia do Perequê