A Prefeitura de Ilhabela prossegue com o chamamento público referente à concessão de uso e exploração comercial dos boxes do Mercado do Peixe em Ilhabela. Essa iniciativa tem como objetivo principal fomentar a pesca artesanal local.
A concessão faz parte da iniciativa adotada como parte do Plano de Governo do prefeito Toninho Colucci, aprovado pela população, que busca impulsionar a economia dos moradores de baixa renda e fortalecer a pesca artesanal, atividade vital para a sustentabilidade econômica das comunidades tradicionais de Ilhabela.
"Estamos animados em abrir essa oportunidade para os pescadores locais e também para a população que adora um bom peixe fresquinho. É uma oportunidade e tanto para os pescadores, que poderão vender seus produtos diretamente, garantindo um preço justo e de qualidade para todos”, destaca Colucci.
A Prefeitura de Ilhabela compromete-se em garantir o uso e a exploração comercial dos espaços do mercado aos pescadores artesanais, permitindo a comercialização direta com a população. Esta iniciativa não apenas promove a geração de empregos diretos e indiretos, mas também assegura que os produtores obtenham o valor justo por seu trabalho, possibilitando o acesso da população a pescados a preços competitivos.
Para garantir a igualdade de condições na apresentação das propostas, será fixada uma taxa administrativa de outorga no valor de R$ 500. Essa medida visa oportunizar que os pescadores de baixa renda participem do processo de seleção e possam custear a taxa administrativa.
Os interessados em obter mais informações e acessar o edital completo devem consultar o link
https://tinyurl.com/htrc4rtp ou dirigir-se à Secretaria Municipal das Comunidades Tradicionais, Pesca e Agricultura de Ilhabela, localizada no Mercado do Peixe, na Avenida São João, 268 – Perequê.
Sobre o Mercado do Peixe
Inaugurado pelo prefeito Toninho Colucci em março deste ano, o Mercado do Peixe de Ilhabela leva o nome de “Leovaldo Barbosa dos Santos “Seu Orlando”. O espaço tem o intuito de beneficiar pescadores artesanais e ser mais um atrativo no centro comercial da cidade, fomentando a economia local.
O Mercado do Peixe conta com nove boxes disponíveis para associações e pescadores, sendo composto por três quiosques, onde funcionarão restaurantes, uma câmara fria e um elevador panorâmico que garante a acessibilidade dentro do prédio. Visando a parte esportiva, na área externa, há também uma pista de skate e um espaço reservado aos praticantes do kitesurfe.