A agenda esportiva de Ilhabela não para e, a partir desta quinta-feira (30) até domingo (2), a Secretaria de Esportes realiza a 44ª Copa de Futebol de Base “Futuros Craques”, que evidencia novos talentos no esporte.
São cerca de 2 mil atletas de nove a 17 anos participantes do evento, que também funciona como oportunidade para o desenvolvimento profissional dos esportistas, já que a competição atrai olheiros de clubes profissionais que avaliam os jovens talentos durante os jogos.
Para o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, eventos deste porte na cidade são importantes para o fomento do turismo, sem esquecer do incentivo ao esporte. “Para a cidade, uma copa como essa representa hotéis e pousadas cheios, o que é importante na época de baixa temporada, movimentando todo o comércio. Ao mesmo tempo, incentivamos o esporte de base que é importante para a formação do atleta e gera oportunidades para eles serem vistos por grandes clubes”, enfatizou.
No total, são 50 equipes que participam da competição nas categorias Sub 9, Sub 11, Sub 13, Sub 15 e Sub 17 dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Os times representam escolinhas, projetos esportivos e Prefeituras.
Os jogos começam a partir das 8h e ocorrem de forma simultânea no Campo do Complexo do Galera, no Polo de Educação Integrada de Ilhabela (PEII) da Barra, no Estádio Municipal do Ferreirão e no Campo do Portinho.
Um dos atletas que já passaram pela copa e hoje despontam no futebol profissional é o meio campista Estêvão Willian, que atualmente joga pelo Palmeiras e está sendo negociado com o time inglês Chelsea.