A Prefeitura de Ilhabela, em parceria com o Celafiscs (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul), promove o tradicional Teste da Bicicleta nas escolas municipais José Antônio Verzegnassi e Eva Esperança entre os dias 24, 25 e 26 de outubro. Esse projeto, que ocorre há quase 50 anos, é conduzido pelo médico ortopedista e coordenador do Celafiscs, Dr. Victor Matsudo, e é reconhecido nacional e internacionalmente pelo impacto no campo das Ciências do Esporte e promoção de hábitos saudáveis.
O Teste da Bicicleta foi criado em 1978 com o objetivo de estudar os efeitos da desnutrição na aptidão física de crianças. Atualmente, ele também examina as consequências do excesso de peso e da obesidade infantil, analisando os impactos diretos na saúde e desempenho físico dos participantes. “O tempo necessário de exercícios é de pelo menos 60 minutos por dia, podendo ser realizado de forma contínua ou em blocos de 30 a 15 minutos”, orientou Dr. Victor Matsudo, destacando a importância de limitar o uso de telas, como televisão e celular, a no máximo duas horas por dia.
Durante o teste, os alunos passam por avaliações que incluem medidas antropométricas, metabólicas, neuromotoras, de maturação biológica e níveis de atividade física, além de análises socioeconômicas, educacionais e nutricionais. Em casos de resultados abaixo do esperado, os estudantes recebem orientações para aderir a uma alimentação mais equilibrada e aumentar o nível de atividade física no dia a dia.
A secretária de Educação de Ilhabela, Lídia Sarmento, destacou a relevância do projeto para a formação de hábitos saudáveis desde a infância: “A parceria com o Celafiscs é uma oportunidade valiosa para cuidarmos da saúde de nossas crianças e jovens, incentivando a prática esportiva e um estilo de vida saudável. Ver o envolvimento dos alunos e da comunidade no Teste da Bicicleta é motivo de orgulho e reafirma nosso compromisso com o bem-estar de todos.”
O Teste da Bicicleta em Ilhabela reforça o compromisso da Prefeitura em fomentar a saúde e a atividade física no arquipélago, promovendo o desenvolvimento físico e social de crianças e jovens em ambiente escolar e comunitário.