Treze jovens velejadores da Escola de Vela Lars Grael, de Ilhabela, se preparam para representar a cidade na 8ª e última etapa do Ranking Optimist 2024, que acontece nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, na Represa Guarapiranga, em São Paulo. O evento, organizado pelo Clube de Optimist de São Paulo (COSP), é decisivo para a definição de vagas no Campeonato Brasileiro de Optimist 2025 e para o título do Campeonato Paulista, além de somar pontos ao ranking da Federação de Vela do Estado de São Paulo (Fevesp).
O talento e a dedicação dos jovens velejadores são amplamente apoiados pela Prefeitura de Ilhabela, por meio do programa Bolsa Atleta, que auxilia Gabriella Ono Sasaki Souza, Manuelle Ono Sazaki Souza e Samy dos Santos Baptista. Esse incentivo é fundamental para que os atletas possam se dedicar aos treinos e competições, consolidando a cidade como referência na formação de talentos na vela.
“Investir no esporte é investir no futuro. O programa Bolsa Atleta, junto ao trabalho realizado pela Escola de Vela Lars Grael, fortalece o desenvolvimento de nossos jovens”, destacou o secretário de Esportes e Lazer, Felipe Nascimento.
Competição e Preparativos
Os representantes de Ilhabela competirão em ambas as categorias – Estreante e Veterano –, cada um com um barco individual. Os atletas terão o apoio do técnico Luiz Fernando de Almeida Salles Gonçalves e da team leader Patrícia Maria Freitas. A agenda do evento inclui regatas no sábado, às 12h30, e no domingo, às 12h. A premiação será realizada no domingo, às 18h, no Yacht Clube Santo Amaro (YCSA).
Os atletas de Ilhabela estão divididos entre as categorias Estreante e Veterano, competindo com um barco individual cada.
Classe Estreante:
- Pedro Kenzo Minamihara
- Théo Amaro Rossi
Classe Veterano:
- Cauê Amaro Rossi
- Davi Felipe Lopes da Silva
- Gabriella Ono Sasaki Souza
- Lorenzo de Campos Faria Garcia
- Luis Arthur Hiromo Bretas Minamihara
- Manuelle Ono Sazaki Souza
- Mariana Falzoni Azambuja Guedes Pinto
- Matheus Cardoso Bombini
- Samy dos Santos Baptista
- Stella Vieira de Sales
- Vitorio Peres Lopes Manica
Esporte como Ferramenta de Transformação
O apoio da Prefeitura vai além do incentivo financeiro, reforçando o esporte como um pilar social e educacional. “O esporte não apenas promove saúde e disciplina, mas também é uma ferramenta de inclusão e transformação social. Estamos investindo na formação de cidadãos e campeões, e isso é motivo de orgulho para toda a comunidade”, destacou Luiz Felipe Garcêz, diretor náutico de Ilhabela.