Em referência ao Dia Mundial da Síndrome de Down (21/3), a E.M. Prefeito Eurípedes da Silva Ferreira realizou nesta sexta-feira (21), uma ação onde alunos foram convidados a irem para a escola com meias coloridas e de pares diferentes, mostrando toda a diversidade de cores e escolhas possíveis.
A proposta foi a de mostrar que ser diferente é só mais uma das inúmeras possibilidades da vida, assim como é para as pessoas com a síndrome. De acordo com a “World Down Syndrome Day”, página oficial do Dia Mundial da Síndrome de Down, a intenção é que as pessoas ao se depararem com outros usando meias díspares iniciem conversas sobre o assunto, aumentando a conscientização sobre a necessidade de inclusão e reconhecimento das pessoas com três cromossomos no par 21.
O que é a Sindrome de Down?
A síndrome leva o nome de John Langdon Down, um médico britânico que foi o responsável por identificá-la pela primeira vez. Também conhecida como trissomia do cromossomo 21, é uma alteração genética na qual seus portadores possuem três cromossomos em vez de dois no par 21.
Crianças com síndrome de Down tendem a ter aprendizagem mais lenta e por isso precisam ser estimuladas desde o nascimento, o que inclui o convívio com colegas da mesma idade e a sensação de pertencimento a sua comunidade.