A Prefeitura de Ilhabela promove, nos dias 16, 17 e 18 de maio, a Semana da Cultura Caiçara. O evento valoriza as tradições locais com uma programação repleta de manifestações culturais, apresentações musicais e a tradicional Congada de São Benedito — maior expressão cultural da cidade, realizada pela Associação de Congueiros de Ilhabela.
Presente em registros históricos desde 1794, a Congada movimenta as ruas do Centro Histórico com seus bailes, sons de atabaques e marimbas de madeira. É uma herança passada de geração em geração, com forte influência africana bantu. A tradição foi trazida ao município por Roldão Antônio de Jesus, escravizado vindo da África para a Fazenda Morro do Espinho, no bairro da Cocaia, por volta de 1785.
A dramatização encenada pelos congueiros narra o embate simbólico entre os cristãos, representados pelo Rei do Congo, e os mouros, do exército do Embaixador de Luanda. A história ganha força com o drama da separação entre pai e filho durante a Batalha de Massangana. Anos depois, em meio a cantos, danças e versos recitados — as chamadas embaixadas — o filho perdido se revela e é reconhecido pelo Rei. A reconciliação é celebrada com homenagens a São Benedito, encerrando-se com a tradicional procissão.
A abertura da Congada de São Benedito tem início com o Levantamento do Mastro, que reúne os participantes em uma caminhada pelas ruas da Vila, ao som da marimba, toques dos atabaques, repicar dos sinos da Igreja Matriz e foguetório. Ao final da cerimônia, é servida o tradicional bolo e a "concertada", bebida típica feita com folhas de laranjeira e limoeiro, canela, cravo, rapadura e cachaça.
Outro destaque da programação é a Ucharia, o almoço comunitário preparado pelas famílias dos congueiros e devotos de São Benedito. Os alimentos são arrecadados em campanhas solidárias e servidos gratuitamente ao público. O termo “ucharia” faz referência à “despensa da casa real” e está diretamente ligado à história de São Benedito, que, além de religioso, ficou conhecido por sua generosidade e por alimentar os mais pobres.
Além das manifestações culturais e religiosas, a Semana da Cultura Caiçara contará com uma programação musical especial no Centro Cultural da Vila. Na sexta-feira, 16 de maio, sobem ao palco Rosi Santos e Banda, às 20h, e Roney Alves, às 22h. No sábado, 17 de maio, as atrações são Swing da Pisadinha, às 20h, e Jack Dias, às 22h. Já no domingo, 18 de maio, os shows ficam por conta de Mandacaru, às 19h, e Fidura e Grupo Quebra Chiquinha, às 21h.
Confira a programação completa:
SEXTA-FEIRA – 16 de maio
Religioso e Cultural
17h – Procissão e Levantamento do Mastro de São Benedito
Praça Alfredo Oliani – em frente ao Cruzeiro da Igreja Matriz – Centro
18h – Distribuição de Bolo e Concertada de São Benedito
Festa Social
20h – Show com Rosi Santos e Banda
22h – Show com Roney Alves
SÁBADO – 17 de maio
Congada
8h – Meia Lua com andor de São Benedito
Praça Alfredo Oliani – em frente ao Cruzeiro da Igreja Matriz – Centro
9h – Baile do Congos
Praça Alfredo Oliani – Centro
10h – Baile do Congos
Praça Cel. Julião – Centro
11h – Baile do Congos
Rua da Padroeira – Centro
12h – Ucharia
14h – Baile do Congos
Rua Dr. Carvalho – Centro
15h – Baile do Congos
Rua Dr. Carvalho – Centro
16h – Baile do Congos
Rua Dr. Carvalho – Centro
Festa Social
20h – Show com Swing da Pisadinha
22h – Show com Jack Dias
DOMINGO – 18 de maio
Congada
6h – Alvorada Festiva
8h – Meia Lua com andor de São Benedito
Praça Alfredo Oliani – Centro
9h – Missa dos Congueiros
Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso
10h – Baile do Congos
Praça Alfredo Oliani – Centro
10h45 – Baile do Congos
Praça Alfredo Oliani – Centro
11h30 – Baile do Congos
Rua da Padroeira – Centro
12h – Ucharia
14h30 – Baile do Congos
Rua do Meio – Centro
15h30 – Baile do Congos
Rua da Padroeira – Centro
16h30 – Baile do Congos
Rua São Benedito – Centro
18h – Procissão de São Benedito com queima de fogos (sem estampido)
Saída da Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso
Festa Social
19h – Show com Mandacaru
21h – Show com Fidura e Grupo Quebra Chiquinha